Domingo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José

Domingo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José

Como em muitas, senão todas, as paróquias da nossa diocese, tivemos em S. João Baptista a benção dos casais que celebraram em 2017 5, 10, …, 50, 75 anos de casados: e eram muitos e foi uma cerimónia muito sentida durante a qual o Pe Jorge nos falou das graças próprias do sacramento do matrimónio: sendo a família uma realidade natural, inscrita na criação – homem e mulher criados à imagem e semelhança de Deus – , ela foi por Cristo elevada à dignidade de sacramento.

Pedimos a um dos casais da equipe de pastoral familiar da paróquia e do percurso Ela&Ele que nos testemunhasse da fecundidade deste sacramento nas suas vidas, neste caso com a ajuda do percurso Ela&Ele:

Em janeiro de 2013, numa das missas, em que o Pe. Jorge Santos incitava a uma maior participação nas atividades da Paróquia, falou no curso Ela & Ele, que se ia realizar em breve. Disse que este curso visava ajudar todos os casais a construírem uma relação duradoura.
Depois de analisarmos os objetivos do curso fomos interpelados sobretudo por um deles, “possibilitar passar tempo juntos”, pelo que decidimos arriscar e inscrevemo-nos. O curso proporcionou-nos, ao longo das suas sete sessões, ter tempo para nós, jantando à luz de velas. O que sentimos como uma mais-valia, porque face à intensa atividade profissional há muito tempo não tínhamos tido oportunidade para o fazer. Além disso, o curso também nos possibilitou ir refletindo sobre a nossa relação à luz dos temas propostos, tendo contribuído para a consolidar, tendo-nos fornecido meios para aprofundar o nosso casamento. Assim, fomo-nos enriquecendo ao longo das diferentes sessões.
No ano seguinte, quando fomos convidados a participar na sua realização, disponibilizámo-nos a colaborar, de modo a ajudar outros casais a poderem experienciar o que para nós tinha sido muito positivo.

Hélia Marques e José Augusto Simões

Deixar uma resposta