Enovar 18 – faltam 2 semanas, mas ainda se pode inscrever

Enovar 18 – faltam 2 semanas, mas ainda se pode inscrever

Grande acontecimento inovador em Coimbra, no Conservatório de música na Quinta das Flores.

Em busca de uma nova geração de líderes cristãos. Um evento dedicado a quem pretende fazer a diferença.

Com a presença do pregador da Casa Pontifícia com os últimos 3 papas, com o Canadiano James Malhon e o Presidente nacional da Aceje.

Todos os que estão à frente de qualquer grupo, jovens ou adultos, escuteiros, catequese, Liturgia, evangelização, preparem-se para a inovação.

Diz o papa Francisco: «Sonho com uma Igreja capaz de mudar tudo». Alguns bispos portugueses estão a convidar os seus padres e leigos para estarem presentes.

Inscreva-se em: https://www.ifthenpay.com/ccv/?formid=752FFA51-1B5B-4E89-A9BE-CFD6166CFD31

Sexta-Feira 09 Fev.

09:30 – Acolhimento
10:00 – Boas vindas
10:35 – Manhã – SESSÃO 1
11:25 – PAUSA
11:45 – Manhã – SESSÃO 2
13:00 – ALMOÇO
14:45 – Workshops
16:15 – PAUSA
16:45 – TARDE – SESSÃO 1
18:00 – TEMPO DE JANTAR
20:30 – INTERVENÇÃO DA NOITE
21:30 – Serão de Louvor

Sábado 10 Fev.

09:30 – Acolhimento
10:00 – Boas vindas
10:35 – Manhã – SESSÃO 1
11:40 – PAUSA
12:00 – Manhã – SESSÃO 2
13:00 – ALMOÇO
14:45 – Workshops
16:15 – PAUSA
16:45 – TARDE – SESSÃO 1
18:00 – TEMPO DE JANTAR
20:30 – INTERVENÇÃO DA NOITE
21:30 – Serão de Louvor

Ao longo da história a Igreja passou por diferentes épocas; umas de marasmo e de decadência e outras de renovação. Já desde há muitas décadas, a Igreja na Europa vem sofrendo um grande decréscimo dos seus membros, e muitos foram os que se alhearam completamente da fé cristã. Mas o Espírito que «renova todas as coisas» está a soprar para dar um novo impulso missionário às diferentes instituições eclesiais, de um modo especial às paróquias.

Como fazer, que passos dar para passar de uma paróquia que envelhece a uma paróquia viva, dinâmica e missionária? Várias paróquias já o conseguiram, aqui na Europa e noutras latitudes.

No E+novar 18 vamos ter testemunhos e reflexão pastoral de como se conseguiu esse «milagre» transformador. Estarão intervenientes do Canadá, da França, da Espanha e de Portugal.

A Igreja, durante séculos, esteve centrada no ministério ordenado. Hoje as vocações ao sacerdócio são muito menos. E acho que foi a «estratégia» que o Espírito usou para levar a Igreja a dar o lugar aos leigos que podem ser bons líderes na Igreja e no mundo. Mas para isso é preciso transmitir o gosto pela liderança para melhor servir. A Igreja formou durante muito tempo bons líderes leigos através da ação católica, não só para servirem na Igreja, mas também na política. O nosso presidente da República, o Secretário geral da ONU, o fundador do partido Social Democrata, Sá Carneiro, para citar só alguns, receberam na ação católica os fundamentos da liderança e o gosto em servir causas. Depois de um encontro destes os Conselhos pastorais, as equipas de animação pastoral, e os diversos líderes dos diferentes grupos terão chaves para pensar a paróquia e o seu empenhamento noutros lados. Convido, pois, as pessoas mais empenhadas nas paróquias, que amam a Igreja e têm o zelo pela missão a participar neste evento já que têm a sorte de ser feito em casa.

Quem ainda o não fez?

Pe Jorge Silva Santos

Pe. Raniero Cantalamessa

Franciscano Capuchinho, foi ordenado sacerdote em 1958.
Doutor em Teologia e em Literatura, foi professor de História das origens cristãs na Universidade Católica de Milão e Director do Instituto de Ciências Religiosas. Membro da Comissão Teológica Internacional de 1975 a 1981.
Em 1980 foi nomeado pregador da Casa Pontifícia por João Paulo II, tendo sido confirmado neste ministério pelos Papas Bento XVI e Francisco.
É frequentemente convidado para pregar em retiros e em conferências nacionais e internacionais.
Publicou diversos livros de espiritualidade para a evangelização.

João Pedro Tavares

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduado em Gestão Financeira pela Universidade Católica Portuguesa.
Presidente da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores) e membro do Grupo fundador dos CnE (Grupos Cristo na Empresa).
Pertence ao Conselho Consultivo do Programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian e membro do Conselho Estratégico do IES (Social Business School).
Presidente da Junior Achievement Portugal (JAP), uma associação sem fins lucrativos, empenhada em levar às escolas programas que desenvolvem nas crianças e jovens o gosto pelo empreendedorismo.

Pe. James Mallon

James Mallon é padre, Canadiano, vigário Episcopal para a Renovação Paroquial e de apoio à liderança na Arquidiocese de Halifax-Yarmouth,
na Nova Escócia – Canadá.
É ainda autor do Best seller “Renovação Divina – de uma paróquia de manutenção a uma paróquia missionária”, um guia para as paróquias doentes por forma a cultivarem uma vibrante e dinâmica cultura de fé, centrada na comunidade e no discipulado missionário.
Em 2016, o padre James também escreveu o Guia da Renovação Divina, um manual passo a passo para transformar uma paróquia. O padre James serve a arquidiocese com metade do seu tempo e serve no Ministério da Renovação Divina com a outra metade do seu tempo.

A mensagem da Renovação Divina ressoou nos corações de centenas de pastores e leigos em todo o mundo. Ele inspirou-os e motivou-os a agir e a procurar ajuda na transformação da sua própria comunidade de fé. Nesta conferência vem fazer-nos uma introdução à experiência da renovação divina.

Pr. Alfonso Cherene

Alfonso Cherene é um pastor Evangélico, missionário, casado e pai de três filhos. Nasceu no Brasil, mas há 38 anos que vive em Espanha.
Durante vários anos foi diretor Nacional dos “Jovens com missão – Espanha”. Estabeleceu vários ministérios e redes de trabalho, com o foco nos jovens,
nas áreas da evangelização, das missões, do acompanhamento pastoral a líderes e a redes de aconselhamento familiar.
É também membro do Alpha Espanha e representante do Kerigma Network, um movimento de jovens com missão (com enfâse no Mundo católico) cujo objetivo é formar agentes de reconciliação entre Católicos e outros cristãos, dando a oportunidade de todos poderem, juntos, construir o reino de Deus.

Atualmente reside na Galiza, onde dirige um albergue cujo objetivo é o acolhimento de peregrinos do caminho Português a Santiago de Compostela, e um local de encontro para a unidade e reconciliação entre católicos e evangélicos.

Pe. Jose Maria de Lamadrid – Espanha

Juíz eclesiástico na diocese de Acalá de Henares (província eclesiástica de Madrid), pároco na paróquia de Santo Domingo de la Calzada desde 2007, conselheiro e secretário da Diocese e também Vigário Geral da Zona Norte da Diocese, José Maria de Lamadrid cedo se deparou com o problema de ter uma paróquia com 15 000 habitantes, mas destes apenas 1500 pessoas frequentarem a celebração e a reconciliação.
Sentiu que a comunidade tinha diversas carências, tanto do foro de ser comunidade como do sentido de Igreja. 10% da população da Paróquia frequentava a igreja, mas 90% andava afastado.
Decidiu implementar dinâmicas de oração na paróquia, e uma ferramenta de primeiro anúncio. Depois disto a sua paróquia cresceu no número de fiéis, na dinâmica pastoral e na colocação ao serviço de todos os dons dos seus paroquianos. Tem neste momento em na sua paróquia aplicado o modelo da Nova Evangelização: Cursos Alpha (em casas) com 200 convidados, mais de 120 colaboradores, um workshop aberto (de Rick Warren) “Descobrir novos métodos ao serviço de uma visão renovadora”.
Uma visão prática, de um exemplo concreto, no seu próprio contexto.

Deixar uma resposta