Solenidade da Anunciação do Senhor – 09 de Abril

Solenidade da Anunciação do Senhor – 09 de Abril

A Paróquia de São João Baptista festeja a 9 de Abril a partir das 18h, solenemente, com a Comunidade Emanuel, o anúncio da Encarnação do Filho de Deus, com:
– Adoração às 18h
– Eucaristia às 19h animada pela Comunidade Emanuel
– Jantar partilhado às 19:45h.
O Verbo Divino se faz carne para nos salvar de toda iniquidade.

A Anunciação, também conhecida como Anunciação da Virgem Maria ou Anunciação do Senhor, é a celebração cristã do anúncio, pelo Arcanjo Gabriel para a Virgem Maria, de que ela seria a mãe de Jesus Cristo. Maria, milagrosamente, conceberia uma criança, que seria chamada de Filho de Deus. O anjo disse a Maria ainda que deveria chamar a criança de Jesus (“Deus Salva”). A festa é celebrada no dia 25 de março, exatamente nove meses antes do Natal. De acordo com a Bíblia (em Lucas 1, 26), a Anunciação ocorreu no “no sexto mês” da gravidez de Isabel, a prima de Maria e mãe de João Baptista.

Evangelho de São Lucas (Lucas 1, 26-38):

Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?”. O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

Deixar uma resposta