Abertura da Catequese

Abertura da Catequese

No passado dia 5 de outubro, a unidade pastoral de S. José e S. João Baptista deu início a mais um ano de catequese, contando desta vez com a presença da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, no Seminário Maior de Coimbra.

Entre as 11h30 e as 13h, com o salão cheio, a escritora dirigiu-se essencialmente às crianças, do 1º ao 6º ano, mas também aos seus pais e educadores, criando-se desde logo um ambiente de grande proximidade.

Num primeiro momento, Maria Teresa leu o seu livro “Eu Te agradeço”, cativando cada um dos presentes com a sua expressividade e aproveitando para salientar a importância de se ser agradecido nas pequenas coisas da vida. Numa segunda parte, houve tempo para as mais variadas perguntas, de entre as quais a questão sobre de onde lhe vinha a inspiração para escrever, ao que a escritora respondeu, sem hesitar, que esta lhe era dada pelo Espírito Santo.

Depois de uma sessão de autógrafos e de um almoço partilhado em que não faltou animação, foi a altura de a escritora se dirigir aos mais crescidos, enquanto as crianças faziam atividades ligadas ao tema da gratidão pelos jardins do Seminário, com vários animadores. Durante a sessão da tarde, Maria Teresa abordou alguns dos temas que frequentemente foca nos seus livros, tais como a família, as perdas e a compaixão pelos que mais sofrem, aproveitando para lhes dar um toque cristão, tão presente na sua vida.

Terminámos o dia celebrando a Eucaristia, onde Jesus Se faz particularmente presente no Seu Corpo e Sangue e, deste modo, alimenta a nossa Fé.

Assim foi mais uma abertura de um ano de catequese, de que certamente todos saímos com o coração cheio, desejosos de abraçar a vida de alma grata, lado a lado com Jesus.

Isabel Caetano

 

 

Deixar uma resposta