Festas de S. João na Quinta da Portela

Festas de S. João na Quinta da Portela

Apesar de bastante recente, são cada vez mais uma referência na nossa cidade os festejos em honra de S. João Baptista organizados pela nossa paróquia.

Para a comunidade paroquial, trata-se de um acontecimento estruturante: a terminar o ano pastoral, cerca de 200 voluntários organizam-se para receberem o melhor que podem e sabem quem nestas duas noites nos quiser visitar para confraternizar à volta de umas sardinhas, febras, etc.


É fantástico e uma graça que em muito nos ultrapassa o ambiente vivido entre as centenas de voluntários que querem vir servir durante estes dois dias.

Encontrei várias pessoas que não conhecia de lado nenhum (e que portanto não frequentam de todo a vida paroquial nos seus diversos grupos) e que aparecem por estes dias porque ouviram falar do ambiente que por lá se experimenta.

Ouvi das senhoras da cozinha que lá tinha aparecido uma senhora a pedir se podia integrar-se e com elas descascar batatas, cortar cebola e couve, etc: no fim, comovida, agradeceu a oportunidade fraterna que lhe tinha sido oferecida.

E quem nos visita testemunha isso mesmo: a sardinha pode ser melhor ou pior, mais seca ou mais gorda, mas sentem-se muito bem acolhidos. Sentem bem que há uma comunidade por detrás e questionam-se sobro o que a suportará.

Para o ano há mais!

Deixar uma resposta