Conferências Quaresmais – “Laudato si – a leitura do biblista e do cientista”

Conferências Quaresmais – “Laudato si – a leitura do biblista e do cientista”

Na próxima quinta-feira, 19 de março, teremos a terceira sessão das cinco previstas para esta quaresma – sendo que a última será no dia 2 de abril na Sé Nova e consistirá numa celebração penitencial presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio, e com inúmeros padres disponíveis para atender em confissão.

Depois da visualização de um filme na primeira sessão e de uma conferência do atual ministro do ambiente da nossa república na segunda, e antes do concerto comentado da Orquestra Clássica do Centro da quarta sessão, na terceira sessão é-nos proposto um painel no qual um cientista e um biblista discutirão a tão falada encíclica Laudato si.

O cientista será o conhecido professor Carlos Fiolhais. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt am Main, Alemanha, em 1982. É professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos.

O biblista será o Frei Fernando Ventura. Teólogo e biblista, foi professor de Ciências Religiosas no ISCRA em Aveiro. É intérprete na Comissão Teológica Internacional da Santa Sé e colabora, como tradutor, com diversos organismos internacionais. Ministra cursos e retiros, percorre o mundo, de convite em convite ou de conferência em conferência, como tradutor. É assíduo comentador de actualidade social e religiosa na SIC Notícias. A TSF escolheu-o como “figura do ano” em 2010.

Dia 19 de março às 21h00 do Salão de S. Tomás, no Seminário Maior de Coimbra.

Deixar uma resposta