Facebook

Deus omnipotente, que nos mandais preparar os caminhos do vosso Filho, não permitais que, pela nossa extrema fraqueza, nos cansemos de aguardar a presença consoladora do médico divino, Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Com João Baptista e Maria adoremos o Senhor presente aqui na hóstia consagrada. Diante de Ti, Senhor Jesus Cristo Emanuel, Deus connosco, nos prostamos em adoração. Tu és Aquele que eras, que és e que vens, Deus imortal que nos amas e deste a Vida por nós. Nós confiamos em Ti, Senhor, e tudo esperamos da tua misericórdia.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

Veja o tweet do Papa Francisco para esta terça-feira:

Deus omnipotente, que fazeis chegar aos confins da terra o anúncio do Salvador, preparai-nos para acolher com alegria a glória do seu nascimento. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal's post.

Refletir sobre o verdadeiro sentido dos símbolos do Advento e Natal é também uma forma de rezar. 🙏🤰🕯️💗

#desafiodasemana

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's video.

CELEBRAR O NATAL COM FÉ

Na homilia da missa matutina, o Papa Francisco exortou a viver a segunda semana do Advento pedindo a graça de nos preparar com fé ao Natal.

"Hoje pedimos esta graça: nesta segunda semana do Advento, nos preparar com fé para celebrar o Natal. É verdade que o Natal – todos o sabemos – se celebra também mundanamente ou de modo pagão; mas o Senhor nos pede que o façamos com fé."

“Creio, Senhor. Ajuda minha pouca fé. Defende a minha fé da mundanidade, das superstições, das coisas que não são fé. Defende-a de reduzi-la a teorias, sejam elas teológicas ou morais. Fé em Ti, Senhor”.

Acolhei benignamente, Senhor, a nossa oração e suscitai nos vossos servos o desejo sincero de chegar, de coração purificado, ao grande mistério da Encarnação do vosso Filho Unigénito, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

A nossa gratidão à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais de Coimbra e à @união de freguesias Coimbra pela delicadeza deste novo espaço. Passe por lá : está um lindo dia de sol!

Eis aqui a serva do Senhor : faça se em mim segundo a sua palavra.

Concedei, Deus omnipotente e misericordioso,
que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, mas que a sabedoria do alto nos leve a participar no esplendor da sua glória.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Imaculada Conceição - Eucaristia

Senhor nosso Deus,
que, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparastes para o vosso Filho uma digna morada e, em atenção aos méritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda a mancha, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de chegarmos purificados junto de Vós.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Folha Paroquial nº 55*Ano II* 9.12.2018 — II DOMINGO DO ADVENTO

Folha Paroquial nº 54*Ano II* 2.12.2018 — I DOMINGO DO ADVENTO

No Mercado de Natal de Coimbra até 23 Dez 2018. Passe por cá : temos chá quente, café e pipocas. É muita alegria.

Intenções do Papa para este mês!

Transmitir a fé exige uma linguagem adequada e atual. Precisamos de imitar Jesus, que se adaptava às pessoas para as aproximar de Deus. Além disso, “quem quiser partilhar a fé com a palavra tem de escutar muito”. As palavras são do Papa que, este mês, nos pede que rezemos pelas “pessoas comprometidas com o serviço da transmissão da fé, para que encontrem uma linguagem adaptada aos nossos dias no diálogo com as culturas.

O Vídeo do Papa é um projeto da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado da Oração.

Veja #ovideodopapa, partilhe-o e reze por esta intenção: http://bit.ly/2zHNVIi

Mostrai, Senhor, o vosso poder e vinde em nosso auxílio: libertai-nos dos perigos que nos ameaçam por causa dos nossos pecados e salvai-nos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Em vésperas da festa da imaculada Conceição da virgem Maria, a imagem voltou a estar iluminada. 🙂

Despertai, Senhor, o vosso poder e vinde socorrer-nos: apressai misericordioso e propício a salvação que os nossos pecados retardam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Cada dia traz consigo novas oportunidades, mesmo se parece ser apenas a repetição infindável das mesmas coisas.
Com a oração acontece algo parecido: mesmo se parece sempre igual, é, em cada dia, uma oportunidade para renovares a tua relação com o Senhor, uma oportunidade de O conheceres melhor e de te deixares renovar pelo seu amor.
Deixa que o Senhor venha ao teu encontro...

Preparai, Senhor, os nossos corações com o poder da vossa graça, para que, no dia da vinda de Cristo, vosso Filho, mereçamos entrar no banquete da vida eterna e receber d’Ele mesmo o alimento do Céu. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Diante de Ti, Senhor Jesus Cristo, Emanuel, Deus connosco, nos prostrados em adoração. Tu és Aquele que eras, que és, e que vens, Deus imortal, que nos amas e deste a Vida por nós. Nós confiamos em Ti, Senhor, e tudo esperamos da Tua misericórdia.

Foi Ele que os Profetas anunciaram, a Virgem Mãe esperou com inefável amor, João Baptista proclamou estar para vir e mostrou já presente no meio dos homens.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal's post.

Simplemente confiar na paz que vem de Deus 🙏🧡

SÃO FRANCISCO XAVIER - Memória

Nasceu em Navarra, Espanha, em 1506, a sua festa litúrgica celebra-se a 3 de Dezembro. Era o filho mais novo de uma família numerosa, nasceu no castelo de Xavier, perto de Pamplona capital de Navarra. Aos 18 anos foi para um colégio em Paris, Santa Bárbara, dirigido pelo português Diogo de Gouveia, onde conheceu Inácio de Loiola, entrando para a nova ordem, a Companhia de Jesus, onde fez juramento em Montmartre. Em 1540, Francisco partiu para as Índias como primeiro missionário jesuíta, sendo fiel ao lema: Amplius. Quando Francisco chegou à Índia ficou chocado com a brutalidade com que os Cristãos Portugueses tratavam os nativos.
Começou a pregar para a casta indiana mais baixa e prestando serviços religiosos para os leprosos. No fim de cada dia tocava um sino para chamar as crianças para as lições de catequese. Chegou a escrever algumas canções alegres para facilitar o ensino da verdade Cristã, que eram cantadas por toda a gente. Durante 10 anos Francisco viajou por todo o Extremo Oriente, incluindo o Japão, dormindo sobre uma esteira no chão e comendo arroz e água. Fez muitos milagres, como curar doentes e a sua natureza gentil triunfou sobre as pessoas. Onde quer que fosse fundava comunidades Cristãs.
De facto, baptizou milhares de pessoas e ao fim de poucos dias mal conseguia levantar os braços. Trabalhava muito durante o dia e passava muito tempo a rezar durante a noite. Francisco nunca desistiu da sua missão de divulgar a Cristandade no mundo. Mas pouco antes de chegar à China, na ilha de Sanchoão, do Cantão em 1552, ao deixar um navio mercante e contra o seu peito apertava um crucifixo que lhe havia sido dado por Inácio. Nesta ilha acabaria por adoecer e morrer.
A sua vida não durou muito, só um orador e um trabalhador incansável como Francisco podia ter tocado tantas pessoas em tão pouco tempo.
Seu corpo foi levado para Goa, onde foi sepultado na Igreja de Bom Jesus.
A sua canonização foi proclamada em 1622, pelo Papa Gregório XV, três anos após a sua beatificação ter sido proclamada pelo Papa Paulo V.
É o padroeiro das Missões, dos Jesuítas, da Obra da Propaganda da Fé e apóstolo da Índia.
C.S.

1º Domingo do Advento - missa da noite

1º Domingo do Advento - Eucaristia Dominical

JMJ 2022 - PORTUGAL
<3<3<3

Hoje há festa de Natal para as crianças e pais do Centro N. S. Da Anunciação. As paróquias estão presentes com uma banca onde oferecemos chá, café, pipocas e alguns panfletos de atividades da universidade pastoral, nomeadamente o Alpha, o Ela&Ele, catequese e a Oração de Louvor e Misericórdia, entre outras. A partir de sexta feira estaremos até ao Natal no Mercado de Natal de Coimbra nos mesmos moldes. A Paróquia São João Baptista - Coimbra está até ao Natal numa loja do Centro Comercial Atrium Solum. Apareça e faça se voluntário.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

Confira o tweet do Papa Francisco que faz menção à homilia de hoje na Casa Santa Marta, quando o Pontífice nos convidou a viver a força da esperança, esperando Cristo, e a se afastar da sedução mundana e pagã.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Teologia do Corpo Rio's post.

Errata: "Concupiscência" 😅

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared ACI Digital's post.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

TRANSFORMAR OS DESEJOS

O Papa concluiu seu ciclo de catequese sobre os 10 Mandamentos, falando sobre a tranformação dos desejos que devemos atuar em nosso coração. Com a graça do Espírito, os desejos se abrem a uma nova vida:

"Desejar segundo o Espírito. Desejar no ritmo do Espírito, desejar com a música do Espírito". (...) E assim, a negatividade na expressão do Mandamento: "não roubar, não insultar, não matar", aquele "não", transforma-se em uma atitude positiva: amar, dar lugar aos outros no meu coração, desejos que semeiam positividade. E esta é a plenitude da lei que Jesus veio nos trazer".

Senhor, como é misteriosa e desconcertante a tua realeza humilde, silenciosa, manifestada no amor supremo da Tua entrega na cruz por cada um de nós! Sustenta-nos dia a dia na fidelidade ao Teu seguimento, amando e servindo os outros, para assim podermos fazer-Te reinar nos vários contextos de vida em que nos movemos no quotidiano das nossas vidas.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

Confira o tweet do Papa Francisco para esta terça-feira:

Folha Paroquial nº 53 *Ano I* 25.11.2018 — DOMINGO XXXIV

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

O tweet do Papa Francisco para a Solenidade de Cristo Rei do universo

Festa de Cristo Rei - Eucaristia Dominical

Festa de Cristo-Rei - Festa da Luz 3º ano da catequese

Já arranjámos um ecrã à maneira 🙂 passe por cá até Domingo à noite

Folha Paroquial nº 52 *Ano I* 18.11.2018 — DOMINGO XXXIII

As paróquias estão na Feira à moda antiga e de artesanato em frente ao Girasolum. Passe por cá. Daqui a meia hora já teremos chá, café e pipocas. Também precisamos de voluntários até domingo à noite.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal's post.

Hoje celebra-se o II Dia Mundial dos Pobres. Que saibamos ir ao seu encontro, numa atitude de entrega e desprendimento, não os esquecendo também na nossa oração.

#DiaMundialdosPobres #PapaFrancisco #oração

Homilia e palavras finais do Sr Bispo Virgílio Antunes na Dedicação da Igreja Catedral da Diocese de Coimbra. Durante esta cerimónia foi instituído leitor o António José Sebastião, seminarista a estagiar nas paróquias de S. José e S. João Baptista.
https://www.youtube.com/watch?v=ECnvGzSHQIA&list=PLtoFpmbZMrnhOJSfirqahtJFt14dfZ1L4

Durante esta cerimónia foi instituído leitor o António José Sebastião, seminarista a estagiar nas paróquias de S. José e S. João Baptista

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared ACI Digital's post.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

Veja o tweet do Papa Francisco para esta sexta-feira:

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

A IGREJA CRESCE NO SILÊNCIO

Num mundo onde com frequência se cede à tentação de fazer espetáculo, da mundanidade, do aparecer, o Papa Francisco recordou na sua homilia de hoje que Jesus escolheu “o caminho da pregação, da oração, das boas obras”, “da cruz” e “do sofrimento”.

"A Cruz e o sofrimento. A Igreja cresce também com o sangue dos mártires, homens e mulheres que dão a vida. Hoje existem muitos. Curioso: não são notícia. O mundo esconde isso. O espírito do mundo não tolera o martírio, o esconde."