Facebook

O Amor e a Caridade, o centro de tudo.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

No tweet de hoje do Papa Francisco, na sua conta oficial @Pontifex_pt, a referência à homilia da missa na Casa Santa Marta, quando o Pontífice repropõe Jesus como modelo de pastor, que tem autoridade pela graça do Espírito Santo e pela proximidade às pessoas.

Cântico do amor

O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais passará.
As profecias terão o seu fim,
o dom das línguas terminará
e a ciência vai ser inútil.
Pois o nosso conhecimento é imperfeito
e também imperfeita é a nossa profecia.
Mas, quando vier o que é perfeito,
o que é imperfeito desaparecerá.
Agora, conheço de modo imperfeito;
depois, conhecerei como sou conhecido.
Agora permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e o amor;
mas a maior de todas é o amor.

[1Cor 13, 4-10,13]

Este é o caminho da perfeição. Independentemente, de tudo o que fazemos, nos rodeia e somos, se não houver e tivermos AMOR, nada faz sentido.
O que importa a Deus é o AMOR com que fazemos as coisas, a dedicação, enlevo, carinho, tempo, paciência e perdão dados. E isso, leva a que olhemos mais para dentro e para o centro, para o nosso coração, que deve ser a nascente desse AMOR que nos foi dado gratuitamente.

O Amor jamais acabará
O Amor permanecerá
O Amor, só o Amor
A Caridade nunca acabará
Pois Deus é Amor!

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's video.

HONRAR PAI E MÃE

O Papa Francisco deu um conselho aos fiéis na Praça São Pedro: se você se afastou de seus pais, volte para eles. Eles nos deram a vida!

A catequese do Pontífice foi sobre o quarto mandamento: honrar pai e mãe. Confira o vídeo.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

O resumo da catequese da Audiência Geral desta quarta-feira

Deus manda-nos «honrar pai e mãe», para sermos felizes. Tal deve ser o ambiente são e equilibrado da nossa infância, que condiciona o êxito feliz da vida inteira. Entretanto o quarto mandamento de Deus não fala da bondade dos pais, não requer que o pai e a mãe sejam perfeitos; mas da atitude dos filhos, independentemente dos méritos dos pais e diz uma coisa extraordinária e libertadora: embora nem todos os pais sejam bons e nem todas as infâncias sejam serenas, todos os filhos podem ser felizes, porque alcançar uma vida plena e feliz depende do reconhecimento devido a quem nos colocou no mundo.

Saber isto pode ajudar tantos jovens que provêm de histórias de abandono e violência e quantos sofreram na sua meninice e adolescência. Muitos santos e muitíssimos cristãos, depois duma infância atribulada, viveram uma vida luminosa, porque, graças a Jesus Cristo, se reconciliaram com a vida.

Pensemos, por exemplo, em Santa Josefina Bakita. As nossas feridas começam a ser potencialidades, quando, pela graça, descobrimos que o verdadeiro enigma já não é «porquê?» me sucedeu isto, mas «para quê?», para que finalidade me forjou o Senhor com esta minha história? E aqui tudo se inverte, tudo se torna precioso e construtivo. Então podemos começar a amar os nossos pais com liberdade de filhos adultos, aceitando misericordiosamente os seus limites.

Os enigmas da nossa vida esclarecem-se quando se descobre que, desde sempre, Deus nos prepara para uma vida de filhos seus, onde cada ato é uma missão recebida d’Ele. Independentemente da história donde provém, a pessoa recebe do quarto mandamento a orientação que conduz a Cristo. N’Ele se manifesta o Pai verdadeiro que, pelo Batismo, nos faz renascer do Alto.

Saudação do Santo Padre aos peregrinos de língua portuguesa

Queridos peregrinos de língua portuguesa e em particular os fiéis de Brasília guiados pelo Bispo Auxiliar Dom Marcony Vinicius e o grupo do Colégio Santo Inácio, de Fortaleza, sede bem-vindos! De coração saúdo a todos e confio ao bom Deus a vossa vida e a dos vossos familiares, invocando para todos as consolações e luzes do Espírito Santo, a fim de que, vencidos os pessimismos e as desilusões da vida, possais cruzar o limiar da esperança que temos em Cristo Senhor. Conto com as vossas orações. Obrigado!

Paróquia São João Baptista - Coimbra

13 hours 24 minutes ago

Senhor, Tu bem sabes que és o único Senhor a quem queremos seguir e servir.
Mas também conheces a nossa fragilidade! Ajuda-nos a ser capazes de dar a vida, fazendo o que nos pedes em cada dia, ainda que isso nos obrigue a desinstalar e a sentir o peso da cruz. Sustenta-nos nas escolhas que devemos fazer para Te testemunhar e colaborar na construção do Reino.

Excerto da nota pastoral "Celebrar e Acolher" do Bispo de Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes , para o ano pastoral 2018-2019 que pode ser lida em https://goo.gl/xJCK69

Excerto da nota pastoral "Celebrar e Acolher" do Bispo de Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes , para o ano pastoral 2018-2019 que pode ser lida em https://goo.gl/xJCK69

SÃO JOSÉ de CUPERTINO - o Santo "Aviador"

José de Cupertino, cujo nome era Giuseppe Desa, nasceu em 17 de Junho de 1603, em Copertino, Nápoles, sul de Itália.
Filho de uma família pobre e com muitas dificuldades, nas vésperas do seu nascimento, seus pais foram despejados e perderam o pouco que tinham, indo assim, José nascer num estábulo, em total pobreza, à semelhança de Jesus.
Poderá ser em virtude das grandes dificuldades que José e a sua família passaram, que ele manifestou sempre grandes dificuldades na aprendizagem, com saúde frágil e era o centro da chacota por parte dos outros colegas, que o ridicularizavam, devido às suas limitações e modo desajeitado.
Contudo, desde cedo sentiu o apelo do Senhor e tentou ingressar na Ordem dos Frades Menores Conventuais, aos 17 anos. Tinha uma vida vivência profunda de oração e uma intimidade com Deus, que muitas vezes tinha êxtases e dons extraordinários. Mas, devido às suas deficiências e modo desajeitado, foi recusada a sua entrada na ordem.
Tentou na Ordem dos Capuchinhos que o acolheram e lhe deram alguns ofícios, mas logo foi forçado a sair, devido aos constantes êxtases e falta de capacidade em aprender, levando a que esta experiência, de saída da ordem, constitui-se para ele uma grande provação.
Algum tempo depois tentou ingressar nos Frades Menores Conventuais, onde foi aceite e lhe foi dado como serviço, cuidar de uma mula, no Convento de Grotella. Com o tempo, os frades perceberam que apesar das suas limitações, José tinha uma vida santa regada de oração, austeridade e espírito de obediência, o que levou a que fosse aceite como frade.
Apesar de todas as suas dificuldades em aprender e que eram imensas, ele entregava-se à protecção da Virgem Mãe, que o iluminava, na hora dos exames.
Como sacerdote, São José de Cupertino destacou-se pela santidade e pela sabedoria extraordinária que Deus lhe dava. Apesar de tudo, ele não deixou de ter a sua vida simples de frade franciscano. Ele cuidava dos animais, limpava o chão, lavava as louças e fazia sempre os serviços mais simples. Trabalhava muito, a ponto de ele mesmo se apelidar de “irmão Burro”.
São José era visto regularmente em levitação, erguido nas alturas, e do seu corpo emanava um ligeiro perfume. A ele foram atribuídos muitos milagres de cura e muitos conselhos sábios, sendo o santo procurado por multidões de doentes, teólogos e intelectuais. A sua fama foi alvo de inveja, com acusações de poderes demoníacos, o que o levou ao Tribunal da Inquisição de Nápoles. José saiu inocente do processo, mas foi transferido para conventos isolados.
Morreu em Ósimo, perto do Loreto, a 18 de Setembro de 1663.

É considerado o santo padroeiro dos viajantes aéreos, em especial, dos aviadores, pilotos e astronautas assim como os alunos com dificuldade ou com "cabeça no ar", dos exames e estudantes.
No cinema, a sua vida foi apresentada no filme The Reluctant Saint (1962), [O Santo Relutante], de Edward Dmytryk.

Deus, Criador e Senhor de todas as coisas,
lançai sobre nós o vosso olhar;
e para sentirmos em nós os efeitos do vosso amor,
dai-nos a graça de Vos servirmos com todo o coração.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal's post.

Muitas vezes, quando sofremos, ficamos toldados, o raciocínio perde-se e não conseguimos compreender o seu propósito. Talvez Deus nos ajude a compreender. Vamos perguntar-Lhe?🙏✝️❤️

#desafiodasemana

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal's post.

"O orante abre os olhos dentro de Deus". Experimente fazer este exercício proposto por José Tolentino Mendonça no livro 'Um Deus que dança - Itinerários para a oração', publicado pela editorial AO.

Link: http://bit.ly/2AfSD2J

#PassoaRezar #EditorialAO #UmDeusquedança #JoséTolentinoMendonça

Cont Eucaristia

Domingo XXIV TC - Missa da noite

Folha Paroquial nº 43 *Ano I* 16.09.2018 — DOMINGO XXIV

Folha Paroquial – Domingo XXIII do Tempo Comum- 09-09-2018

Vamos a caminho do Teens Emmanuel Wk

NOSSA SENHORA DAS DORES - Festividade

«Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Cleofas, e Maria Madalena. Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.» (Jo 19, 25-27).

Que a Mãe do Céu nos ensine a viver os momentos mais áridos e dolorosos que nos assolam ao longo da nossa vida.

O convite está lançado.
Aceitas?
<3 <3 <3

Hoje é e festa da Exaltação da Santa Cruz

Foi na Cruz que Jesus Cristo ofereceu ao Pai o Seu Sacrifício, em expiação dos pecados de todos os homens. Por isso, é justo que veneremos o sinal e o instrumento da nossa libertação.
Objecto de desprezo, patíbulo de infâmia, até ao momento em que Jesus «obediente até à morte» nela foi suspenso, a Cruz tornou-se, desde então, motivo de glória, pólo de atracção para todos os homens.
Ao celebrarmos esta festa, nós queremos proclamar que é da cruz, «sinal do amor universal de Deus, fonte de toda a graça» (N.A., 4) que deriva toda a vida de Igreja. Queremos também manifestar o nosso desejo de colaborar com Cristo na salvação dos homens, aceitando a Cruz, que a carne e o mundo fizeram pesar sobre nós (G.S. 38).

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ - Festividade

Hoje festeja-se a EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ, a qual constitui um 'grito' da Humanidade do amor infinito de Deus, por cada um de nós.
A CRUZ é o sinal máximo e indelével desse Amor infinito e constante de Deus por nós; é o caminho da libertação e salvação. Não é o fim, mas o princípio da vida. Este é o sinal do Amor incondicional, ilimitado e inesgotável!

«Assim como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja erguido ao alto, a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.» (Jo, 3, 15-17).

Já fez os seus convites?

Conferência na abertura do Ano Pastoral

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO - Festividade

São João Crisóstomo nasceu em Antioquia no ano 348. Depois da morte do pai, sua jovem mãe tratou de providenciar os melhores professores deste amado menino. foi tutorado por um professor pagão de nome Libânio, um famoso filósofo e retórico, com quem aprendeu e adquiriu muitas ferramentas para a sua vida.
Amando cada vez mais o cristianismo, João foi estudar teologia com Diodoro de Tarso, o fundador da reconstituída Escola de Antioquia. Por volta de 375, tornou-se eremita, passando cerca de dois anos no deserto, em extremo ascetismo, ou seja, em profundo desenvolvimento espiritual.
De volta a Antioquia, em 381, foi ordenado diácono por Melécio de Antioquia e, em 386, foi ordenado presbítero por Evágrio.
Entre 386-397, João tornou-se famoso devido ao seu dom de comunicar a Palavra de Deus e, não demorou a abraçar a cruz do governo pastoral da diocese de Constantinopla, onde se consagrou ao ministério da pregação.
Revelou uma eloquência e oratória tão sublimes, que o nome CRISÓSTOMO significa «boca de ouro», pelos ensinamentos morais e Homilias que proferia.
Devido aos atritos e má conduta com o clero e as fervorosas pregações contra o luxo e imoralidades da vida social, São João teve problema com a imperatriz Eudóxia, que começou o movimento causador dos seus dois exílios, sendo que no último, os sofrimentos da longa viagem e os maus tratos foram mortais! Amado pelo povo e respeitado por todos, São João Crisóstomo morreu em 407 e deixou, além do belo testemunho dos dez anos de pontificado, suas últimas palavras as quais resumiram sua vida:
“Glória seja dada a Deus em tudo!”.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

Hoje será, na nossa paróquia, às 19h00 e pelo Pe Jorge, celebrada missa de 7º dia pela irmã da Maria Manuela Afonso

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's video.

REZAR POR TODOS OS BISPOS DO MUNDO

Várias vezes durante a homilia desta manhã, o Papa reafirmou que a força do bispo é precisamente ser "homem de oração", "homem que se sente escolhido por Deus" e "homem em meio ao povo":

"A força do bispo contra o Grande Acusador é a oração, aquela de Jesus sobre ele e a própria, e a humildade de sentir-se escolhido e de permanecer próximo ao povo de Deus, sem ir em direção a uma vida aristocrática que lhe tira essa unção. Rezemos hoje por nossos bispos: por mim, por estes que estão aqui e por todos os bispos do mundo."

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal's post.

Podemos não ligar sempre, mas existe pobreza à nossa volta. Como podemos ajudar os pobres? Rezemos a Deus para que nos inspire e passemos à ação.🙏🤝💗

#desafiodasemana

Domingo XXIII TC - Midssa da Noite

Domingi XXIII TC

Hoje os Céus rejubilam, porque através de Maria, a salvação do Mundo veio até nós.
A escuta e o acolhimento do projecto de Deus na sua vida, encheu o mundo inteiro de Esperança.

Parabéns ao sr Daniel e à D. Ermelinda que hoje celebram 50 anos de casamento. Que o Senhor vos abençoe e vos guarde, que Ele vos dê a sua paz e faça resplandecer sobre vós o seu rosto. PS: para quem veio à missa hoje há petisco!

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Agrupamento Escuteiros CNE 309 Ceira's post.

Falta uma semana para a grande festa do Açude...

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, os fariseus e os escribas disseram a Jesus: «Os discípulos de João Baptista e os fariseus jejuam muitas vezes e recitam orações. Mas os teus discípulos comem e bebem». Jesus respondeu-lhes: «Quereis vós obrigar a jejuar os companheiros do noivo, enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado; nesses dias jejuarão». Disse-lhes também esta parábola: «Ninguém corta um remendo de um vestido novo, para o deitar num vestido velho, porque não só rasga o vestido novo, como também o remendo não se ajustará ao velho. E ninguém deita vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo acaba por romper os odres, derramar-se-á e os odres ficarão perdidos. Mas deve deitar-se vinho novo em odres novos. Quem beber do vinho velho não quer do novo, pois diz: ‘O velho é que é bom’».

Hoje, Jesus pede-nos que confiemos n' Ele sem reservas, em total confiança e que nos deixemos guiar por Ele.
E, no meio da nossa fragilidade, saibamos reconhecer que Ele é o Senhor da vida, que não tenhamos medo de responder à sua interpelação, quando Ele nos convidar: «FAZ-TE AO LARGO».

Não fazíamos ideia de que havia um dia destes, mas somos da opinião que a tradição pode / deve ser alimentada! Ao que parece, é suposto no dia 9 de Setembro convidar um padre e pagar-lhe uma cerveja algures, enquanto se procura conhecê-lo melhor. O artigo é omisso no que se refere aos diáconos, mas temos o Pé Jorge Silva Santos e o Pe Filipe Diniz...

O Dom do Domingo.

A catequese do Papa hoje foi tocante, dedicada ao dia de repouso do cristão: o domingo.

"O domingo não é o dia para esquecer os outros dias, mas para recordá-los, abençoá-los e fazer as pazes com a vida, fazer as pazes com a vida. Quantas pessoas, quantas, que têm a possibilidade de se divertir e não vivem em paz com a vida. Domingo é dia de fazer as pazes com a vida, dizendo: a vida é preciosa! Não é fácil, às vezes é dolorosa, mas é preciosa”.

Confira o vídeo!

A Paz começa com um sorriso.

Hoje, dia em que a Igreja lembra o aniversário de morte de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), a gente propõe um vídeo sobre a fundadora das Missionárias da Caridade, mulher tenaz que dedicou sua vida aos pobres e que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

SÃO ZACARIAS E SANTA ISABEL - PAIS DE
SÃO JOÃO BAPTISTA - Festividade

De acordo com o Evangelho de Lucas, “ambos eram justos diante de Deus, e de modo irrepreensível seguiam todos os mandamentos e preceitos do Senhor”. No tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel. Eles viviam na aldeia de Ain-Karim e tinham parentesco com a Sagrada Família de Nazaré.

Foram escolhidos por Deus pela sua fé inabalável, pureza de coração e o grande amor que dedicavam ao próximo. Isabel, apesar de sua santidade, era estéril: uma vergonha para uma mulher hebreia, que era prestigiada somente através da maternidade. Mas foi pela sua esterilidade, que ela se tornou uma grande personagem feminina na historia religiosa do Povo de Deus. Juntos, foram os protagonistas dos momentos que antecederam o mais incrível advento da historia da humanidade: a encarnação de Deus entre os seres humanos.

Embora de idades avançadas, e com Isabel estéril, foi com estupefacção que Zacarias recebeu o aviso do Arcanjo Gabriel de que a sua esposa iria dar à luz, pois julgavam essa graça impossível de ser alcançada. Perante as suas dúvidas, o anjo fez com que Zacarias ficasse mudo até ao nascimento do bebé. Foi quando o anjo do Senhor disse que o nome do menino era João, que significa “o Senhor faz graça”. O menino seria repleto do Espírito Santo desde a gestação de sua mãe, reconduziria muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus e seria precursor do Messias.

Zacarias foi um sacerdote do Templo de Jerusalém e um grande profeta que anunciou a chegada humilde de Jesus Cristo num jumento à cidade de Jerusalém, assim como o regresso do povo desterrado à Terra Prometida. Segundo a profecia de São Zacarias, Jesus vinha “anunciar a paz aos povos; o Seu reino se estenderá de um a outro mar”.

A grande obra da salvação começara em surdina, no silêncio e na oração da casa de Maria em Nazaré e naquela de Ain Karim, povoado não bem identificado a cinco milhas de Jerusalém, onde os cônjuges idosos Zacarias e Isabel aguardavam o nascimento do precursor de Jesus.

Devido à proximidade da maternidade, Isabel recolheu-se por cinco meses, para estar em união com Deus. Os dias ela dividia em três períodos: de silêncio, oração e meditação. E foi assim que Isabel, grávida de João e inspirada pelo Espírito Santo, foi ao encontro da Virgem Mãe e sua prima Isabel, que a saudou com as palavras, que pelos séculos os cristãos repetem com a oração da Ave-Maria: “bendita entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre”.

Após o nascimento de João, Zacarias e Isabel recolheram-se à sombra da fama do filho, como convém aos que sabem ser o instrumento do Criador. Com humildade, alegraram-se com a santidade da missão dada ao filho, sendo fiéis a Deus até a morte.

Contudo, a tradição do catolicismo diz que Zacarias e Isabel teriam acompanhado a educação do filho, mudando-se para o deserto e fazendo da criança um nazireu, vindo Isabel a falecer em 22 d.C. e teria sido sepultada em Hebrom, quando João teria entre 28 a 29 anos de idade.

São Zacarias terá falecido com uma idade muita avançada. Segundo o catolicismo ele morreu no ano 12 d.C. quando São João teria 18 ou 19 anos. Já de acordo com o Proto-Evangelho de Tiago, São Zacarias é morto por altura do nascimento de Cristo, por ocultar o seu filho do exército de Herodes que perseguia e matava as crianças de Belém. Acredita-se que foi sepultado na Grande Mesquita de Alepo, na Síria.

Quais os critérios que Jesus hoje me indica?
<3

SANTA TERESA DE CALCUTÁ - Festividade

SANTA TERESA DE CALCUTÁ, mais conhecida como Madre Teresa de Calcutá nasceu no dia 26 de Agosto de 1910, em Üsküp - Kosovo e morreu no dia 5 de Setembro de 1997.
É padroeira dos pobres e incapacitados.
Foi a Fundadora das Missionárias da Caridade cuja graça é o serviço aos mais pobres dos pobres, através da vivência do Evangelho de Jesus.
Madre Teresa de Calcutá tinha "critérios específicos" que a moviam no seu dia-a-dia, que era dar apoio e alento aos mais pobres, àqueles que nada tinham. E, este acto humano, feito à luz do Evangelho, que se centra no acolhimento, no ir ao encontro do outro nas suas misérias, escutar o nosso semelhante, estender a mão, que ainda hoje somos chamados a viver e a fazer.

O Evangelho de hoje vem nesse sentido e Jesus mostra-nos HOJE, como mostrou a Santa Teresa de Calcutá, a graça que é o dom do acolhimento, da escuta, da caridade para com aqueles que precisam de cada um de nós.
HOJE, é-nos pedido esse acto de amor contínuo, como o foi pedido a Santa Teresa de Calcutá.
Que nos deixemos tocar e transformar o nosso coração e vontade, no caminho do perdão, da misericórdia, da humildade, a fim que molde a nossa vida.
Que estes sejam os critérios que nos façam mover, como o foram para Santa Teresa de Calcutá.

http://www.paroquiasaojoaobaptista.net/index.php/2018/horarios-da-catequese-20182019/

Um grupo de jovens da nossa paróquia no Caminho de S. Tiago: bom caminho!

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's video.

Na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco celebrou a missa e recordou que no coração do homem, todos os dias, combatem o “ESPÍRITO DO MUNDO” e o “ESPÍRITO DE DEUS”.

"Nós todos temos esses dois ‘espíritos’, digamos assim. O Espírito de Deus nos leva às boas obras, à caridade, à fraternidade, a adorar Deus, a conhecer Jesus, a fazer tantas obras boas de caridade, a rezar. E o outro espírito do mundo, que nos leva em direção à vaidade, ao orgulho, à suficiência e à fofoca: um caminho completamente diferente. O nosso coração – dizia um santo - é como um campo de batalha, um campo de guerra onde esses dois espíritos combatem."

Confira o vídeo!

SANTA ROSÁLIA - Festividade

Santa Rosália Sinibaldi nasceu em 1130, foi uma nobre virgem de Palermo (Sicília), que segundo a tradição católica, pertencia a uma nobre família normanda, descendente de Carlos Magno. Era filha de Sinibaldo, senhor de Quisquina e Rose, na província de Agrigento, então chamada Girgenti. Viveu na corte de Rogério II, até retirar-se como eremita em uma gruta no Monte Pelegrino, nas proximidades de Palermo, onde morreu em 1160.

Encontrado por um caçador em 1624, os seus ossos foram transportados para a Catedral de Palermo e colocados num sarcófago de prata; essas relíquias imediatamente acabaram com a peste que estava a destruir a cidade.
Os jesuítas introduziram desde 1627, em Roma, o culto da Virgem PALERMITANA, santa rival de Agata de Catânia, que um hagiógrafo siciliano comparou a Judite, triunfante de Holofernes, isto é, referente à peste. Eles então espalharam o culto para a França, onde trouxeram para Paris, e depositaram na igreja de São Luís, uma das relíquias. É através deles que este culto foi implantado nos Países Baixos Católicos.
Patrona de Palermo, Nápoles e Nice, Santa Rosália é, especialmente, invocada contra a peste e os terremotos. E, também, é invocada como protectora contra as doenças infecciosas.

https://www.youtube.com/watch?v=MCH6WfE8EH8

Enovar 18 Coimbra 09 e 10 de Fevereiro

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's post.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Vatican News's video.

ORAÇÃO E SILÊNCIO

Jesus nos dá o exemplo de como lidar com quem busca o escândalo: oração e silêncio.

Confira um trecho da homilia do Papa Francisco feita nesta segunda-feira, retomando as celebrações na Casa Santa Marta:

"Dizer o que pensa e depois calar, pois a verdade é mansidão, a verdade é silenciosa, a verdade não é barulhenta. Não é fácil o que Jesus fez, mas há a dignidade do cristão que está fundamentada na força de Deus. Com as pessoas que não têm boa vontade, com as pessoas que buscam somente o escândalo, que buscam somente a divisão, que buscam somente a destruição também nas famílias: silêncio e oração.”

SÃO GREGÓRIO MAGNO
- Festa Litúrgica

Papa Gregório I, também, conhecido como Gregório Magno ou Gregório, o Grande, foi papa entre 3 de Setembro de 590 e sua morte, em 12 de Março de 604. Nasceu no ano 540, em Roma, numa família nobre.
É conhecido principalmente pelas suas obras, mas também, é conhecido como Gregório, o Dialogador na Ortodoxia por causa de seus "Diálogos" e é por isso, que seu nome aparece em algumas obras mencionadas como "Gregório Dialogus". Foi o primeiro papa a ter sido monge antes do pontificado.

Gregório é conhecido como um Doutor da Igreja e um dos Padres latinos. Deixou marcas em todos os campos, valendo lembrar que na Liturgia há o Canto Gregoriano, o qual eleva os corações a Deus, fonte e autor de toda santidade.O reformador protestante João Calvino admirava Gregório e declarou em seus "Institutos" que ele teria sido o "último bom papa".

O Papa Bento XVI, referindo-se a São Gregório Magno em sua audiência geral de 28 de maio de 2008, observou que, embora o desejo de São Gregório tivesse sido o de “viver como um monge em permanente conversa com a Palavra de Deus, por amor seu se fez servidor de todos em um tempo cheio de tribulações e sofrimentos: servo dos servos. Por isso foi ‘Grande’ e nos ensina qual é a medida da verdadeira grandeza”.

“Onde existe o amor se realizam coisas grandes”.

Domingo XXII TC - Missa da noite

Je suis católica, Je suis Papa Francisco, Je suis Igreja.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Aleteia Português's post.

Domingo XXI TC - Eucaristia Dominical

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared www.passo-a-rezar.net's post.

Que nos deixemos transformar pelo Amor de Jesus.

<3 <3 <3
Obrigada Senhor!

O convite do Papa Francisco... Rezemos

Começar o dia com um bom propósito: rezar pelo cuidado da nossa casa comum.

O Papa Francisco fez um convite a todos os fiéis por ocasião do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação celebrado no sábado, 1o de setembro.

O convite é dirigido a todos os cristãos, não só católicos, pois a iniciativa envolve ortodoxos e outras comunidades cristãs.

Vamos nos unir desde já em oração com o Santo Padre!

A umidade marca a sexta-feira aqui em Roma. A máxima prevista para hoje é de 28 graus

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal's post.

Cântico das peregrinações

"Felizes os que obedecem ao Senhor
e andam nos seus caminhos.
Comerás do fruto do teu próprio trabalho:
assim serás feliz e viverás contente.
A tua esposa será como videira fecunda
na intimidade do teu lar;
os teus filhos serão como rebentos de oliveira
ao redor da tua mesa.
Assim vai ser abençoado
o homem que obedece ao Senhor.
O Senhor te abençoe do monte Sião!
Possas contemplar a prosperidade de Jerusalém
todos os dias da tua vida,
e chegues a ver os filhos dos teus filhos.
Paz a Israel!"

Salmo 128/127, 1-6

#AmorisLatetitia #PapaFrancisco #Exortação

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Audácia - revista missionaria infantojuvenil's post.

Oração pela Família que o Papa Francisco recitou na Irlanda:

MARTÍRIO de SÃO JOÃO BAPTISTA - Festividade

A festa litúrgica do Martírio de SÃO JOÃO BAPTISTA é quase tão antiga quanto a festividade do seu nascimento.
João Baptista, profeta e anunciador do Senhor, constituía a voz incómoda, para aqueles que andavam longe dos caminhos do Senhor. E, também o foi, presença incómoda, para Herodes, quando lhe disse:
«Não te é lícito ter contigo a mulher do teu irmão.» (Mc 6, 18).

A voz que clamou nos desertos, para que todos endireitassem as suas veredas, pois a salvação estava próxima; a voz do amor e da justiça foi silenciada no dia do banquete do aniversário de Herodes:
«Herodíade tinha-lhe rancor e queria dar-lhe a morte, mas não podia, porque Herodes temia João e, sabendo que era homem justo e santo, protegia-o; quando o ouvia, ficava muito perplexo, mas escutava-o com agrado. Mas chegou o dia oportuno, quando Herodes, pelo seu aniversário, ofereceu um banquete aos grandes da corte, aos oficiais e aos principais da Galileia.
Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíade agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: «Pede-me o que quiseres e eu to darei.» E acrescentou, jurando: «Dar-te-ei tudo o que me pedires, nem que seja metade do meu reino.»
Ela saiu e perguntou à mãe: «Que hei-de pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça de João Baptista.» Voltando a entrar apressadamente, fez o seu pedido ao rei, dizendo: «Quero que me dês imediatamente, num prato, a cabeça de João Baptista.» O rei ficou desolado; mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis recusar. Sem demora, mandou um guarda com a ordem de trazer a cabeça de João. O guarda foi e decapitou-o na prisão; depois, trouxe a cabeça num prato e entregou-a à jovem, que a deu à mãe. Tendo conhecimento disto, os discípulos de João foram buscar o seu corpo e depositaram-no num sepulcro.» (Mc 6, 19-29).

A morte de João Baptista aponta, de certo modo, para a morte de Jesus, visto que indica o caminho do Mistério Pascal de Jesus.

Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de Vida eterna.

Nada é impossível a Deus!
https://youtu.be/MjekZ1x_7CQ

<3

SANTO AGOSTINHO - Festividade

SANTO AGOSTINHO nasceu em Tagaste (África), no ano de 354 e é o mais velho dos três irmãos. A sua mãe Santa Mónica era cristã devota e o seu pai de nome Patrício, um pagão que se converteu e morreu pouco tempo depois.
Foi mandado para Madaura, uma cidade a cerca de 30 km de Tagaste, para estudar, onde aprendeu literatura latina e as práticas, como também foi influenciado por crenças pagãs.
Posteriormente, cerca dos dezassete anos, foi para Cartago estudar retórica e, apesar de ter sido criado na educação cristã, Agostinho decidiu seguir a seita dos maniqueus ou Maniqueísmo ( que é uma filosofia religiosa com várias doutrinas e dualística fundada e propagada por Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom), para desespero da mãe.
Foi professor de retórica em Tagaste e em Cartago, onde esteve cerca de nove anos. Em 383 muda-se para Roma, devido ao comportamento dos seus alunos e funda uma escola em Roma, pensando encontrar lá, os maiores e mais brilhantes retóricos, mas a desilusão foi grande.
Face ao (des)caminho que Agostinho levava, sua Mãe pressionou-o para que se convertesse ao cristianismo. Contudo, foi Ambrósio, bispo de Mediolano, que influenciou de modo notório Agostinho, visto que, para além, de ser mestre em retórica, era também mais velho e experiente.
Foi, a partir, de Milão que a conversão de Agostinho dá início. No ano 386, ouvindo uma voz de criança que disse: «Toma e lê», referindo-se à Bíblia Sagrada. Agostinho abre a Escritura na Epístola de São Paulo aos Romanos e que dizia:
«Como quem vive em pleno dia, comportemo-nos honestamente: nada de comezainas e bebedeiras, nada de devassidão e libertinagens, nada de discórdias e invejas. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos entregueis às coisas da carne, satisfazendo os seus desejos.» (Rm 13, 13-14).
No ano 387, foi baptizado na Vigília Pascal por Ambrósio e, em 391 ordenado sacerdote e em 395, sagrado bispo de Hipona.
Dedicou a sua vida de modo incansável ao povo de Hipona, apelando à sua conversão. Das várias obras que escreveu, as mais conhecidas destacam-se as «Confissões» escrita entre 397-398, e a «Cidade de Deus» escrita em 410, como que para consolar os cristãos do saque que haviam sofrido em Roma pelos visigodos. Escreveu também a regra da Ordem Agostinha "Sancti Augustini Vita".
Morre em 430.
É padroeiro dos teólogos, agostinianos, impressores.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Virgílio Antunes's post.

No lago da Galileia com o P. Jorge Silva Santos e o grupo de peregrinos da paróquia de S. João Batista e da paróquia de S. José - Coimbra.

SANTA MÓNICA - Festividade

SANTA MÓNICA, mãe de Santo Agostinho, nasceu em Tagaste (actual Argélia) em 331 e morreu em Óstia (Itália) em 387.
Nasceu numa família cristã e aos 18 anos foi dada em casamento a um homem pagão de nome Patrício, embora o seu casamento não tenha sido o mais feliz, pois o seu marido era violento. Para além de Agostinho, Mónica teve mais dois filhos: Navigius e Perpétua, os quais nenhum era baptizado.
Agostinho foi o filho que mais problemas levantou e foi mandado para Madaura (região da Argélia actual) para estudar. O seu marido converteu-se ao cristianismo e pouco tempo depois morreu.
Mónica sofria muito com a desorientação de Agostinho e procurava corrigi-lo com amor. Embora Agostinho tivesse decidido seguir os seus estudos em Cartago, o que o levou a aderir à seita dos maniqueus ou Maniqueismo ( que é uma filosofia religiosa com várias doutrinas e dualística fundada e propagada por Maniqueu, filósofo cristão do século III, que divide o mundo entre Bom, ou Deus, e Mau, ou o Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom).
Santa Mónica, por sua vez, vai-se aconselhar com um bispo, que a ajuda a perceber que o tempo da conversão de Agostinho ainda não tinha chegado.
Agostinho viaja escondido para Roma e sua mãe segue-o. Quando ela chega, ele já tinha partido para Milão e ela continua em seu encalço; quando chega, ela conhece o bispo de Milão, Santo Ambrósio, que contribui para a conversão de Santo Agostinho em 386. Agostinho é baptizado no ano seguinte, na igreja de São João Baptista, em Milão.
Ainda em 387 resolvem voltar à África e Santa Mónica morre na viagem, em Óstia, perto de Roma, onde é enterrada.
Santa Mónica é um exemplo de mãe virtuosa, que alimentou a sua fé com uma vida de oração. É padroeira dos pais que convertem os filhos.

Paróquia São João Baptista - Coimbra shared Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal's post.

Para sermos justos, temos de saber amar. Recorde-se disto ao longo da semana! Diga-nos se notou alguma mudança.🤗🤝💕

#desafiodasemana