História

O que é uma paróquia ?

Ela é realização da Igreja na sua forma mais básica e familiar. O primeiro contacto que cada um de nós tem com a Igreja, Una Santa Católica e apostólica realiza-se através da paróquia. Foi nessa comunidade que cada um de nós recebeu os sacramentos e a educação da fé. Foi nela que aprendemos a conhecer Jesus Cristo, a amá-lo e a segui-lo. Foi nela que alguns aprenderam o valor do serviço fraterno aos mais pobres e que sentiram que também eram chamados a transmitir a fé que receberam e se comprometeram como catequistas, ou membros de outros serviços evangelizadores.

A paróquia é a família dos filhos de Deus nascida pelas águas do baptismo, alimentada dominicalmente pela Eucaristia e pela Palavra de Deus que nos transforma e converte continuamente.

A paróquia de S. João Baptista foi  criada a 24 de Junho de 2010, pelo Bispo de Coimbra D. Albino Cleto.

A razão da criação desta nova paróquia deveu-se ao facto do grande crescimento populacional para a zona do vale das Flores e da Quinta da Portela bem como de outras urbanizações que tornavam mais difícil um bom acompanhamento e evangelização pela já grande paróquia de S. José.

A nova comunidade cristã começou a reunir-se num pré-fabricado adquirido para o efeito e colocado na Quinta da Portela onde foi doado um terreno. Começou-se com 60  a 70 cristãos e daí para cá já são cerca de 400 os que participam semanalmente nas missas e cerca de 150 os que têm algum compromisso com a paróquia participando nalgum grupo apostólico.

A Missão da paróquia de S. João Baptista
Temos consciência de que Deus confia à paróquia de S. João Baptista uma missão específica que definimos desta forma: Existimos para anunciar Cristo como único salvador e proporcionar a experiência feliz do encontro pessoal com Ele,para formar discípulos, que o sigam na edificação do Reino de Deus.

A Visão da paróquia
Conscientes da nossa missão vivemos polarizados pela Visão que definimos desta forma: Somos uma comunidade orante e acolhedora, enraizada em Cristo, que serve e anuncia o Evangelho para a transformação do mundo.

É dentro desta Visão unificadora que situamos tudo o que fazemos na paróquia para levar as pessoas à experiência feliz do encontro pessoal com Cristo e assim encetar um caminho de discípulo numa célula de vida fraterna que o conduza à maturidade espiritual e compromisso missionário.