Horários e Serviços

Missas

De Terça a Sexta-feira às 19h

Sábado: 18h – Missa Vespertina

Domingo:
10h45 – Missa Dominical
21h15 – Missa Dominical

 

Confissões

Todas as quintas-feiras das 17h às 18h45
Outros horários marcando previamente com o Sacerdote

 

Cartório Paroquial

De terça a sexta-feira das 14h30 às 19h

 

Marcações de Batismos

Sendo a paróquia em honra de S. João Baptista, que baptizou o Senhor, no rio Jordão, procuramos também nós fazer do Baptismo um Sacramento que seja bem celebrado e compreendido. A palavra baptismo quer dizer mergulho, pois o baptismo é uma plena inserção na vida de Cristo, é um mergulho na morte e ressurreição do Senhor, nessa vida Nova que Ele nos obteve pela sua páscoa. Para que os sinais signifiquem, nós mergulhamos a criança inteiramente na pia baptismal em água aquecida para o efeito. As crianças habituadas a água, ficam contentes e querem mais. Retiradas da água são envolvidas na toalha e mostardas á comunidade como um « Renato» um renascido pela água e pelo Espírito. A comunidade aclama com palmas de alegra e entusiasmo um novo irmão na comunidade de fé. É um momento emocionante…. A maioria dos pais escolhe esta forma, apesar de ser livre em escolher uma ou outra.

Aos pais que pedem o Baptismo para os filhos propomos-lhe um encontro com uma equipa de 1 ou 2 casais e o pároco. 

O que preciso para preparar um Baptismo?

Para preparar um Baptismo, tem de iniciar o processo apenas com 3 meses de antecedência. Deve dirigir-se ao Cartório Paroquial para levantar um impresso, que deverá preencher com todas as informações pedidas! Algumas informações adicionais:

  • Os padrinhos têm de ter mais de 16 anos. Têm, também, de ter os Sacramentos da Iniciação Cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma. No caso de serem casados, terão de ser casados pela Igreja e viver como tal!
  • Depois de o processo orientado, os Pais e os Padrinhos terão de participar em reuniões no Curso de Preparação para o Baptismo – CPB!

 Faça Clic no endereço a seguir indicado www.aparoquia.com/, e vai directo ao programa Paróquias , onde se deve registar como paroquiano e de seguida, fazer a sua inscrição online e submete-la à Paróquia através deste mesmo endereço electrónico, gratos ficamos com a sua colaboração.

 

Marcações Casamentos

CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio

O que preciso para preparar o processo de Casamento?

Para tratar do processo de Casamento, deve iniciar o processo Religioso com pelo menos 4 meses de antecedência e no máximo 1 ano. Deverá dirigir-se ao Cartório Paróquial (da paróquia da noiva) com fotocópias dos Bilhetes de Identidade e as Certidões de Baptismo de ambos os noivos. Nesse dia serão recolhidas as informações necessárias para iniciar o processo!

Algumas informações adicionais:

* Serão estudados os possíveis graus de parentesco entre os noivos, bem como condicionantes à autorização para o casamento pela Igreja, como casamentos anteriores! Haverá também um encontro com um Sacerdote, para ultimar o impresso!

* As testemunhas de Casamento terão de ser maiores de idade, no caso de serem solteiras!

* Depois de o processo estar devidamente encaminhado, os noivos terão de participar no Curso de Preparação para o Matrimónio – CPM

* Os Noivos devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil com algum tempo de antecedência do casamento. As Certidões de Nascimento podem ser pedidas em qualquer Conservatória ou através da Internet.

Faça Clic no endereço a seguir indicado www.aparoquia.com/, e vai directo ao programa Paróquias , onde se deve registar como paroquiano e de seguida, fazer a sua inscrição online e submete-la à Paróquia através deste mesmo endereço electrónico, gratos ficamos com a sua colaboração.

 

Marcações de Missas

As intenções de missa, podem ser marcadas directamente aqui, através do e-mail da paróquia ou através de telefone

Para a marcação é necessário:

  • Dia
  • Nome por quem é mandada celebrar
  • Intenção (Exemplos: Por alma de …, Por Acção de Graças; Pelo dom da vida etc.

 

Vários Impressos/Documentos

Inscrição como novo paroquiano (impresso)

Batismo – Documentos necessários

  • Ficha de Inscrição preenchida (ver abaixo)
  • Certificado de idoneidade dos Padrinhos *
  • Assento de Nascimento
  • Marcar Reunião de preparação para o batismo com o Sr. Padre
  • Declaração de padrinhos para baptismo (impresso)

* Estes documentos são adquiridos nas paróquias onde os padrinhos residem 

Casamento – Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição preenchida (ver abaixo)
  • Fotocópia BI/CC Noivos
  • Fotocópia BI/CC Padrinhos/Testemunhas
  • Declaração de Baptismo (noivos) **
  • Certificado de Estado Livre (Noivos)**
  • Certificado do Curso Preparação para o Matrimónio CPM
  • Marcar Reunião com o Sr. Padre

** Documentos adquidos nas paróquias onde foram batizados