Horários e Serviços

10h45 – Missa Dominical
21h15 – Missa Dominical

Todas as quintas-feiras das 17h às 18h45
Outros horários marcando previamente com o Sacerdote

Cartório Paroquial

De terça a sexta-feira das 14h30 às 19h

Marcações de Batismos

Sendo a paróquia em honra de S. João Baptista, que baptizou o Senhor, no rio Jordão, procuramos também nós fazer do Baptismo um Sacramento que seja bem celebrado e compreendido. A palavra baptismo quer dizer mergulho, pois o baptismo é uma plena inserção na vida de Cristo, é um mergulho na morte e ressurreição do Senhor, nessa vida Nova que Ele nos obteve pela sua páscoa. Para que os sinais signifiquem, nós mergulhamos a criança inteiramente na pia baptismal em água aquecida para o efeito. As crianças habituadas a água, ficam contentes e querem mais. Retiradas da água são envolvidas na toalha e mostardas á comunidade como um « Renato» um renascido pela água e pelo Espírito. A comunidade aclama com palmas de alegra e entusiasmo um novo irmão na comunidade de fé. É um momento emocionante…. A maioria dos pais escolhe esta forma, apesar de ser livre em escolher uma ou outra.

Aos pais que pedem o Baptismo para os filhos propomos-lhe um encontro com uma equipa de 1 ou 2 casais e o pároco.

O que preciso para preparar um Baptismo?

Para preparar um Baptismo, tem de iniciar o processo apenas com 3 meses de antecedência. Deve dirigir-se ao Cartório Paroquial para levantar um impresso, que deverá preencher com todas as informações pedidas! Algumas informações adicionais:

• Os padrinhos têm de ter mais de 16 anos. Têm, também, de ter os Sacramentos da Iniciação Cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma. No caso de serem casados, terão de ser casados pela Igreja e viver como tal!
  • Depois de o processo orientado, os Pais e os Padrinhos terão de participar em reuniões no Curso de Preparação para o Baptismo – CPB!

Faça Clic no endereço a seguir indicado www.aparoquia.com/, e vai directo ao programa Paróquias , onde se deve registar como paroquiano e de seguida, fazer a sua inscrição online e submete-la à Paróquia através deste mesmo endereço electrónico, gratos ficamos com a sua colaboração.

Marcações Casamentos

CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio

O que preciso para preparar o processo de Casamento?

Para tratar do processo de Casamento, deve iniciar o processo Religioso com pelo menos 4 meses de antecedência e no máximo 1 ano. Deverá dirigir-se ao Cartório Paróquial (da paróquia da noiva) com fotocópias dos Bilhetes de Identidade e as Certidões de Baptismo de ambos os noivos. Nesse dia serão recolhidas as informações necessárias para iniciar o processo!

Algumas informações adicionais:

* Serão estudados os possíveis graus de parentesco entre os noivos, bem como condicionantes à autorização para o casamento pela Igreja, como casamentos anteriores! Haverá também um encontro com um Sacerdote, para ultimar o impresso!

* As testemunhas de Casamento terão de ser maiores de idade, no caso de serem solteiras!

* Depois de o processo estar devidamente encaminhado, os noivos terão de participar no Curso de Preparação para o Matrimónio – CPM

* Os Noivos devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil com algum tempo de antecedência do casamento. As Certidões de Nascimento podem ser pedidas em qualquer Conservatória ou através da Internet.

Marcações de Missas

As intenções de missa, podem ser marcadas directamente aqui, através do e-mail da paróquia ou através de telefone

Para a marcação é necessário:

• Dia
  • Nome por quem é mandada celebrar
  • Intenção (Exemplos: Por alma de …, Por Acção de Graças; Pelo dom da vida etc.

Vários Impressos/Documentos

Inscrição como novo paroquiano (impresso)

Batismo – Documentos necessários

• Ficha de Inscrição preenchida (ver abaixo)