Plano Pastoral 2018/2019

Descarregue o Plano Pastoral em PDF

Tendo como pano de fundo os três obje-tivos do plano pastoral Diocesano, a visão da paróquia e o caminho que vimos fazendo ao longo dos anos, definimos os seguintes objetivos:

1. Convidar o maior número possível a fazer a experiência feliz do encontro pessoal com Cristo procurando convidar principal-mente os não praticantes e não crentes.

Estratégias para 1º objectivo: Promover 2 cursos Alpha para adultos e 1 para adolescentes para atingir pelo menos 60 adultos e 20 adolescentes. Continuar a apostar na catequese familiar dos pais para que aconteça «o encontro» e persistir no convite para o percurso Alpha. Continuar a promover saídas da paróquia para eventos na cidade; feira popular, feira do livro, natal na baixa? Parque verde. Trata-se de ser igreja em saída.

2. Convidar os que já se encontraram com Cristo a tornarem-se discípulos-missio-nários d’Ele por meio de uma formação mais sólida tanto bíblica como espiritual.

Estratégias para 2º objetivo:
    Promover e convidar mais pessoas para as células paroquiais de evangelização pois são um lugar de vivência dos 5 essenciais e, por isso, lugar de discipulado e de formação de discípulos. Ter como horizonte chegar às 10 células e mais jovens.
    Fazer convites específicos para a catequese de adultos e formar um único grupo para as duas paróquias por enquanto.
    Organizar um percurso Bíblico de 18 horas em 6 sábados que leve as pessoas a amarem a leitura da Palavra e a sua vivência.
    Organizar uma equipa para batismos com uma preparação mais kerigmática e com mais tempo ( 2:30 por encontro)
    Organizar grupos de lectio divina dois meses antes da visita pastoral para preparação desta.
    Organizar 6 encontros de formação para os adoradores da Santíssima Eucaristia.

3. Construir uma comunidade que aprende a servir, na caridade, a Igreja e o mundo, segundo os dons que recebeu.

Estratégias para 3º Objetivo:
    Estratégias:
    Fazer encontros de formação para o conhecimento próprio e dos carismas e talentos de cada um.
    Perspetivar ao longo deste ano mais 40 pessoas no serviço da paróquia.
    Ir ao encontro das pessoas

4. Promover a construção do centro paro-quial e da igreja.

Estratégias para 4º Objetivo:
    Promover a construção do centro paroquial e da igreja.
    Aumentar o número de elos
    Promover ações de angariação de fundos