Catequese Paroquial

Uma das actividades normais de qualquer paróquia é  a catequese das crianças. A paróquia de S. João Baptista tem um bom corpo de catequistas, homens e mulheres, competentes  em pedagogia catequética mas também com um grande amor e ternura pelas crianças. Por isso, todas as crianças acabam por gostar de ficar na catequese. Temos grupos do 1º ao 8º ano, esperando que cheguemos pouco a pouco ao 10ºano.

Do 1º ao 5º ano a catequese é familiar; Quer dizer, os pais vêm com as crianças, só de quinze em quinze dias, e nessa altura, enquanto as crianças estão com os seus catequistas, os pais ficam com um pai ou um casal animador que os ajuda a preparar a sessão seguinte da catequese que eles darão em casa. O mais interessante neste modelo é que, pouco a pouco, este grupo de pais vai-se constituindo como um grupo de amigos e querem ir mais longe no aprofundamento das suas próprias dúvidas de fé.

 

Para primeira inscrição na Catequese, faça Clic no endereço  www.aparoquia.com/, e vá directo ao programa Paróquias , onde se deve registar como paroquiano e de seguida, fazer a sua inscrição online e submete-la à Paróquia através deste mesmo endereço electrónico, gratos ficamos com a sua colaboração.

Para renovar a matrícula do seu educando(a), deve descarregar aqui o modelo , que deverá remeter por e-mail (ver em Telefonico/E-mail)

CATEQUESE FAMILIAR NA PARÓQUIA

    É uma modalidade recente para fazer interagir pais, crianças e catequistas no anúncio da fé aos mais novos. Os pais comprometeram-se no Baptismo a serem os primeiros educadores da fé dos seus filho, e esta responsabilidade não fica cumprida só por levá-los à catequese. É preciso que eles sejam também, em casa, as primeiras testemunhas da fé para os filhos. Mas temos de ser realistas. Muitas vezes os pais não se sentem preparados para esta missão pois, também eles, têm muitas dificuldades em relação à fé, A Catequese Familiar, pretende dirigir-se, ao mesmo tempo, aos pais e aos filhos, mas quase diria, em primeiro lugar aos pais, para que estes possam ajudar os filhos.

       Esta catequese é quinzenal. Os pais vêm, trazendo os filhos e, enquanto estes vão para uma sala com os seus catequistas,aqueles vão para outra com um animador. Este deve ter um nível cultural e uma segurança na fé capaz de animar uma reunião com os pais e responder às suas perguntas. Mas esta reunião é sobretudo para preparar com os pais a catequese que eles próprios se responsabilizam a dar na semana seguinte em casa, aos seus filhos. Claro que muitas vezes as questões sobre a fé e a vida da Igreja vêm ao de cima e é sempre um diálogo fecundo. Temos visto pouco a pouco os pais vão fazendo o seu caminholento, indo com os filhos á  Eucaristia  e dando-lhes o exemplo a que se comprometeram.

     Atualmente os cinco primeiros anos de catequese na Paróquia, têm esta única modalidade da Catequese Familiar e acho que os pais e filhos estão contentes com o caminho percorrido.

“Pe. Jorge”