Percurso Ela&Ele

Um dos grandes dramas do nosso tempo é a desestruturação das famílias, causada pelos constantes divórcios. O divórcio gera sempre sofrimento e pobreza pois há sempre vítimas que sofrem e ficam a viver uma penosa solidão. O cônjuge abandonado, os filhos, os pais. A Igreja precisa de fazer mais para ajudar os casais a construírem uma relação bem alicerçada para que não se derrube no primeiro embate. O percurso Ela e Ele para casais é uma bela oportunidade para propor a qualquer casal, unido pelo matrimónio ou não.  Também nascido no Alpha este percurso, com a duração de sete encontros, sempre com um jantar, onde o casal se senta, frente a frente, num ambiente romântico, com música de fundo, ajuda os casais a aprofundarem a sua relação e a encontrarem-se com os valores cristãos do matrimónio e da família. Todos os casais que têm feito este percurso, dizem que trouxe ao seu casal uma grande ajuda para viverem melhor a sua relação. Orientam este percurso a equipa de pastoral familiar da paróquia com mais alguns casais que já fizeram este percurso. O percurso é de sete  semanas com uma periodicidade quinzenal: os temas são:

1. Estabelecer bases sólidas,

2. A arte da comunicação,

3. O amor em acção,

4.a resolução de conflitos,

5. O poder do perdão,

6.Pais e sogros,

7. Uma sexualidade verdadeira

Percurso Ela e Ele

Percurso Ela e Ele: Este é um belo percurso que tem dado abundantes frutos na vida dos casais.

É um percurso-ferramenta. Isto é; oferece aos casais os meios de construírem um amor sólido e harmonioso para toda a vida. Aborda os grandes temas que ajudam a construir um casamento que possa durar a vida inteira.

Tem a duração de 7 encontros, com uma regularidade quinzenal. Inicia-se sempre com um belo jantar onde os casais estão frente a frente, em mesas separadas, de duas pessoas, num ambiente calmo e romântico, com música de fundo, e luz indireta. A equipa responsável pelo percurso, serve o jantar e dá os temas. A maior parte do trabalho é feito, porém, pelo casal, através de exercícios de partilha que fazem um com o outro, à mesa. Tudo se passa na intimidade dos cônjuges. Não há partilhas entre os diversos casais. Temas como: «Estabelecer bases sólidas, a arte da comunicação no casal, o amor em atos, a resolução dos conflitos, o poder do perdão, a relação pais e sogros, viver uma sexualidade verdadeira, vão ajudando o casal a refletir e a exercitar tudo o que podem melhorar. Nos quinze dias que medeia entre cada encontro, os cônjuges tentam pôr em prática, o que aprenderam e, o resultado, é a intensa alegria de um amor renovado e por vezes reencontrado quando já se julgava perdido. É um percurso aberto a qualquer casal que deseje aprofundar a sua relação para que seja feliz e duradoura. Em França este percurso tem sido tão importante que se tornou um grande parceiro da pastoral familiar de todo o país. Em Portugal têm-se feito percursos em Lisboa e em Viseu. Na Diocese de Coimbra, fizeram-se em Febres, Santa Clara e, agora, está a ser feito, um por ano, aqui na paróquia