Peregrinação à Terra Santa (Madalena Sousa)

Peregrinação à Terra Santa (Madalena Sousa)

De 1 a 8 de Setembro, sob a orientação bíblica, teológica e espiritual do Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes e sob a organização do Sr. Padre Jorge Santos, a Paróquia de S. João Baptista realizou uma peregrinação à Terra Santa, em que participaram 53 pessoas, que puderam visitar os lugares para sempre ligados à vida de Jesus, desde a Sua Incarnação no seio de Maria até à descida do Espírito Santo no Cenáculo.

Para quem pôde fazer esta experiência, pode-se dizer que foi um privilégio e um tempo especial de graça do Senhor que vai perdurar na memória de quantos a puderam viver. De facto, foi indescritível a emoção de testemunhar ao vivo o silêncio eloquente do lugar da Anunciação e a pobreza já antes imaginada da gruta de Belém.

O silêncio e a calma que envolveram a travessia do mar da Galileia, seguida da passagem por Cafarnaúm e pela igreja do Primado de Pedro contribuíram para ajudar a visualizar Jesus a chamar os discípulos, a ensinar, a perdoar, a curar, a sustentar a Sua obra messiânica com os milagres que realizava e a confirmar Pedro como chefe da Igreja.

Em Jafa e Cesareia foi possível perceber o contexto da atividade missionária de Pedro e dos discípulos referida nos Actos dos Apóstolos

Até a passagem pela aridez do deserto que envolve Jericó permitiu entender melhor as passagens bíblicas que referem o contexto das tentações de Jesus, a parábola do Bom Samaritano ou a austeridade de vida de João Baptista.

A subida ao Monte Tabor, que não se imaginava tão íngreme, contribuiu para entender melhor o esforço quotidiano para elevar a vida cada vez mais para Deus fazendo caminho interior para O encontrar no mais profundo de cada um de nós.

A adoração eucarística feita à noite no Getsémani foi também um dos momentos altos desta peregrinação, mas a Via Sacra na Via Dolorosa, a visita ao Calvário e ao Santo Sepulcro foram os aspetos mais marcantes para muitos dos peregrinos.

As leituras bíblicas alusivas aos acontecimentos ligados a cada um dos lugares visitados, bem como os ensinamentos e comentários feitos pelo Sr. Bispo e pelo P. Jorge sempre complementaram e enriqueceram muito a informação dada pelo guia.

Igualmente a oração, os cânticos, as homilias e a Eucaristia diária celebrada em lugares como Caná, o Monte das Bem – Aventuranças ou o Monte das Oliveiras foram momentos especiais de graça.

Teve-se ainda a dita de passar em Qumran e perceber, no contexto bíblico, o valor imenso dos chamados manuscritos do Mar Morto. E como este era mesmo ali ao lado, alguns ainda puderam fazer a experiência única de boiar nas suas águas.

A peregrinação concluiu-se com a visita aos museus de Israel e do Holocausto.

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias:

Slide Anything shortcode error: A valid ID has not been provided