As crianças da nossa paróquia que este ano farão a sua primeira comunhão tiveram este sábado a festa da Luz. Pedimos a dois pais (as crianças ainda são muito pequeninas) que testemunhassem de que forma as suas crianças e eles próprios estão a viver este tempo de preparação para este momento tão íntimo e importante: aquele em que pela primeira vez irão receber Jesus presente no pão da Eucaristia.
Vivenciar em família estes primeiros anos catequéticos tem sido uma experiência muito gratificante enquanto caminho de fé da nossa filha. No início, com menos conhecimentos, afirmava que queria “provar a hóstia” e questionava o que todas as crianças na sua idade questionam “sabe a quê?”, “é feito de quê?”… No entanto, pouco a pouco e com as sessões de catequese familiar, fomo-nos dando conta da mudança que ía ocorrendo nela, querendo seguir Jesus, conhecendo a sua Pessoa, a sua Palavra, a sua Vida… Agora já afirma: “Mãe, este ano vou receber Jesus que será alimento e força para viver a minha vida segundo Deus”, “Vou fazer a primeira comunhão e é como se fosse o baptismo, mas na altura eu era bébé e não sabia, agora já sei.” É sempre bom percebermos o que Ele faz em nós pais e nos nossos filhos. Será um momento muito importante para toda a família e para todos os que receberão Jesus no seu coração!
Fernanda Fernandes
A proposta de catequese da paróquia de S. João Baptista é dirigida às famílias, dando o protagonismo que os pais e outros educadores devem ter na transmissão da fé e na partilha da experiência do encontro com Jesus.
À medida que os nossos filhos vão crescendo, a experiência espiritual vai sendo cada vez mais uma proposta, que acompanha de forma atenta a liberdade proporcionada pelo amor de Deus.
Neste ano em que as crianças irão receber pela primeira vez a Sagrada Comunhão, sentimos todos que a educação na fé é feita pelo exemplo da família na vivência da oração e no amor à Eucaristia.
Joaquim Macedo de Sousa