Crisma na Sé Nova

Crisma na Sé Nova

Depois de várias alterações de datas e horários, em plena pandemia, com recolher obrigatório e interdição de viagens entre concelhos, um grupo de dez adolescentes de S. João Baptista recebeu o dom do Espírito pelo sacramento do crisma, no último Domingo de Novembro, na Sé Nova. Uma boa parte deles já tem serviços através dos quais são comunidade paroquial. Rezemos por eles para que sejam homens e mulheres inundados pelo amor de Deus e que venham ser presença dinâmica, inconformista e criativa nesta jovem comunidade.

Quando abordámos os pais do Miguel Cruz sobre o Sacramento do Crisma que ele e outros 9 jovens da paróquia de S. João Baptista iriam receber, a avó, a D. Alina, de 81 anos, que estava presente, manifestou a sua tristeza por nunca ter sido crismada. Disse que quando era jovem tinha perdido a oportunidade de o fazer por estar a trabalhar em Coimbra e não lhe ter sido permitido deslocar-se à sua terra – Alvoco das Várzeas – no dia em que o Sr Bispo lá foi para administrar aquele Sacramento.

Dissemos-lhe então que podia ser crismada agora. Ainda hesitou por achar que já não tinha idade para isso e que já não valia a pena, mas facilmente esta resistência foi vencida. Assim, foi com muita alegria que a avó Alina foi crismada no mesmo dia do neto Miguel, regozijo esse que continua a demonstrar.

Para além desta avó e dos 10 jovens, foram ainda a crismar a mãe de um deles e o padrinho de outro.

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias:

Slide Anything shortcode error: A valid ID has not been provided