Noite de Vigília “O olhar que tudo muda” na Capela de S. Miguel

Noite de Vigília “O olhar que tudo muda” na Capela de S. Miguel

Não foram muitos mas foram alguns os jovens há mais e há menos tempo que na passada quarta-feira aceitaram o desafio do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e do Instituto Universitário Justiça e Paz para uma noite de vigília e oração no âmbito das Jornadas de Formação Permanente (tradicionalmente do clero e nos últimos anos abertas à participação dos leigos) que na semana passada decorreram em Coimbra, no Seminário Maior, e que partiam do tema “O que vimos e ouvimos, isto vos anunciamos (1 Jo 1,3)”.

Pretendia-se receber nas nossas vidas o mesmo Espírito que inspirou o Sínodo dos Bispos sobre os Jovens e o Papa Francisco, quando confiou aos jovens de todo o mundo a exortação “Cristo Vive”. Ao mesmo tempo, rezámos pelos primeiros passos que os jovens da Diocese de Coimbra e das nossas paróquias em particular, com o seu bispo, pároco e vigário paroquial, estão a dar para preparar as Jornadas Mundiais da Juventude de 2022 em Lisboa.

Nesta vigília contámos ainda com a presença e testemunho do Pe João Chagas, que é responsável, a nível da Santa Sé, por um dicastério da juventude.

A partir de algumas reflexões que o Pe Paulo Simões ia fazendo, intercaladas com cânticos, diante do Santíssimo Sacramento exposto, deixámo-nos olhar por Cristo, como Zaqueu: também a nossa vida pode sair tocada e transformada, se nos abrirmos a esse “olhar que tudo muda”.

Deixar uma resposta