Não foi exatamente um fim de semana, mas apenas a tarde de sábado, por Zoom. O percurso Alpha é mediado com o chamado “fim de semana”, todo ele dedicado à 3ª Pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo.
O ponto alto quer do fim de semana quer do próprio percurso, é a invocação, o pedido do Espírito Santo para todos aqueles que o desejarem. E o Senhor envia-O. Como poderia não o fazer? «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!» (Lc 11, 9-13)
A data não era provavelmente a mais favorável, sobretudo para os estudantes universitários. Mas, na sua grande maioria, eles estiveram presentes e aceitaram pedir o Espírito Santo. Agora, haverá que confiar no Senhor da Messe. Seja como for, os tempos não são de pesca à rede: há que pescar à linha.