Em setembro passado, numa conversa ao fim da missa durante a qual perguntava aos responsáveis do Alpha de SJBaptista, o Artur e a Vera, quantas inscrições tinham para o percurso Alpha que haveria de arrancar por esses dias, eles esquivaram-se com uma resposta do tipo “nem que seja por 3, já vale a pena”. Era claro que tinham não mais que 3 inscrições. E estávamos a poucos dias da primeira sessão. Esse percurso haveria de terminar com quase 50 participantes e neste momento está a decorrer um outro com nada mais nada menos que 110 participantes – com a equipa, chega aos 150, e já vão na sexta semana – quem tinha de desistir, já o fez há muito tempo.
Nas nossas paróquias o Alpha é muitas coisas. É a principal porta de entrada para a comunidade paroquial e é, ou pelo menos queremos que seja, a grande força dinamizadora da nossa visão comunitária.
Em SJBaptista, neste ano pastoral de 2020/21, tem sido muito mais que isso. Tem sido um verdadeiro Actos dos Apóstolos dos nossos dias: não é pelo poder nem pela força, mas pelo Espírito Santo.
Mas, como aconteceu isso? A equipa dinamizadora era quase toda nova e praticamente sem nenhuma ou muito pouca experiência. No geral, passe a indiscrição, a cultura cristã era muito incipiente. Mas tiveram a lucidez ou inspiração de sobre essa situação se voltarem para o Senhor, pedirem a força do seu Espírito e começarem a trabalhar. Entretanto, os resultados estão à vista. Bendito seja Deus, bendito o Seu Santo Nome, …
O Senhor abençoa a nossa audácia e assina por baixo, quando nos dispomos a fazer a Sua vontade. E parte da Sua vontade é que todos os Homens se salvem.
Já agora: média de idades? Claramente na casa dos 40 anos, como se pode ver pelas fotos.
Paulo Farinha Silva
Veja a notícia no jornal: http://www.correiodecoimbra.pt/edicoes/dinamic/pdfs/CC-4825-jornal_11marco2021.pdf