SEMANA SANTA

SEMANA SANTA

Por questões de segurança sanitária, foram suspensas pelos bispos portugueses todas as procissões, o que afetará sobretudo a celebração do Domingo de Ramos (a missa começa já dentro da igreja com cada um no seu lugar e não haverá distribuição de ramos – cada um trará o seu) e a celebração da paixão na Sexta Feira Santa (não haverá a habitual procissão de adoração da Cruz – haverá adoração da cruz, mas com cada um no seu lugar). Como já vinha sendo feito, as igrejas deverão estar bem arejadas para facilitar o mais possível a renovação do ar da igreja – visto que as celebrações decorrem sobretudo à noite, sugerimos que venham bem agasalhados para suportar as inevitáveis e até desejáveis correntes de ar. Há frequentemente a tentação, numa e noutra paróquia, de durante a celebração alguém ir fechar uma porta ou uma janela: não o podem fazer. Estão designadas equipas de acolhimento e ordem para cada celebração e compete-lhes a eles o assegurar do cumprimento das normas sanitárias. Para as pessoas mais sensíveis ao frio, que por estes dias ainda se vai fazendo sentir sobretudo quando o sol se põe, sugerimos que venham mais cedo para assegurar um lugar mais recatado e protegido das correntes de ar. Depois há um ou outro rito que também foram suspensos, como o Lava Pés, mas disso vos daremos conta ao longo da semana. No caso de SJBaptista, haverá celebrações que decorrerão no exterior, embora haja transmissão para dentro da igreja, e por isso discriminamos as que são no exterior. No caso das que decorrerão no interior, haverá uma televisão lateral e outra ao fundo da igreja por forma a que as pessoas possam participar a partir do exterior, ao relento ou dentro do carro. No caso de São José, todas as celebrações serão no interior na igreja, mas haverá sempre a possibilidade de ficar nas arcadas ou mesmo no exterior destas, acompanhando pela televisão que lá está instalada.

DOMINGO DE RAMOS – ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM – missas vespertinas: 17h30, SJBaptista, no exterior com transmissão para dentro da igreja; 19h00, em SJosé.
Domingo – SJosé: 9h00, 11h30, 12h00 e 19h00.
SJBaptista: 11h00 e 18h00 (no exterior, transmitida dentro da igreja).

CONFISSÕES SEMANA SANTA – os padres estarão disponíveis na igreja de S. José, terça feira, para atenderem as pessoas de toda a Unidade Pastoral em confissão entre as 10h30 e as 12h30, entre as 15 e as 17h e entre as 21 e as 22h30. Na quarta feira Santa, os padres estarão disponíveis na igreja de S. João Baptista para atenderem em confissão entre as 16-18h e também às 21h para atender de confissão quem aparecer de toda a Unidade pastoral.

QUINTA FEIRA SANTA – INSTITUIÇÃO EUCARISTIA E LAVA PÉS
19H00 – Missa da Ceia do Senhor em S. José
21H00 – Missa da Ceia do Senhor em S. João Baptista (dentro da igreja e com 2 pontos de transmissão para o exterior)

SEXTA FEIRA SANTA
15h00 Celebração da Paixão do Senhor em S. José
18h00 Celebração da Paixão do Senhor em S. João Baptista
21h00 Via Sacra na Sé Nova com transmissão online.

SÁBADO ALELUIA – VIGÍLIA PASCAL – A RESSURREIÇÃO
22h00 São João Baptista (dentro da igreja e com 2 pontos de transmissão para o exterior)
22h30 São José

DOMINGO DE PÁSCOA
SJosé: 9h00, 11h30, 12h00 e 19h00.
SJBaptista: 11h00 e 18h00 (no exterior, transmitida em direto dentro da igreja).

 

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias: