O Dicastério para os Leigos, FamÃlia e Vida começou hoje a publicação de uma série de vÃdeos sobre a exortação Amoris Laetitia que contam com a participação de casais que dão o seu testemunho e do Papa Francisco, que, em cada vÃdeo, irá aprofundar o sentido da exortação.
No primeiro vÃdeo, que já está disponÃvel aqui, podemos ver o casal Michael e Hun Ching, com dois filhos, que falam sobre a sua experiência de famÃlia. As dificuldades iniciais provocadas porque «discordávamos sobre a educação do nossos filhos» foram ultrapassadas com o apoio de «uma comunidade de famÃlias que pensam da mesma maneira» e se ajudam nestas dificuldades.
É isto que o Papa pede quando diz, no vÃdeo, que é «necessário uma conversão missionária para caminhar junto com as famÃlias e ajudá-las a enfrentar com confiança e serenidade os desafios que, com frequência, estão a enfrentar sozinhas».
O Papa Francisco pede que cada cristão seja «sinal de misericórdia e de proximidade ali onde a vida familiar não se realiza perfeitamente ou não se desenvolve com paz e alegria». «Todos são chamados a cuidar, com amor, da vida das famÃlias, porque elas não são um problema, são sempre um dom. E, ao olhar para o futuro, são uma oportunidade», refere o Papa, neste vÃdeo que inicia «um percurso que, durante dez meses, faremos juntos para contar a beleza de ser famÃlia».
Hun ching considera que «os casais precisam de ajuda para crescerem no relacionamento e para serem bons modelos para os seus filhos» e acrescenta que «é aqui que a Igreja tem um papel importante a desempenhar», já que, acrescenta o marido Michael, enquanto falam, sentados numa sala, ladeados pelos seus filhos, que «os jovens ainda anseiam pela famÃlia, porque todos somos feitos à imagem de Deus» e «há um desejo de viver em relação, e sabemos que a famÃlia é ainda o melhor lugar para cultivar essas relações».
Uma «carta de amor para todas as famÃlias»
Num vÃdeo também publicado hoje no canal de youtube do Vatican News, o Pe. Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, FamÃlia e Vida, convida a que todas as famÃlias possam aproveitar estas iniciativas do Dicastério para que «vocês, juntando com a criatividade de cada famÃlia e paróquia, possa ajudar a promover este ano dedicado à famÃlia». «O Papa gostaria que desenterrássemos esta exortação apostólica, revitalizássemos e conhecêssemos mais a fundo essa carta de amor que o Papa escreveu para as famÃlias do mundo inteiro», refere o sacerdote.
No final, o presbÃtero pede que as famÃlias «motivem os seus párocos e comunidades, bispos e movimentos, que todos neste ano possamos estar em sintonia com a famÃlia, porque esse é o maior dom que Deus nos pode dar», e assim consigam criar uma preparação em vista do grande envolvimento de todas as famÃlias no Encontro Mundial das FamÃlias que irá decorrer em Roma, em 2022.