No passado sábado, 12 de junho, os adolescentes do 8º ano que estão na catequese celebraram na comunidade a sua festa da vida.
O Pe Jorge presidiu à celebração: Jesus crescia em estatura, em sabedoria e em graça, diz nos o Evangelho. Este crescer em sabedoria é o aprender uma certa arte de viver. Crescer na graça, é crescer na amizade com Deus. Por vezes, na adolescência, – dia ele na sua homilia – questionamo-nos se vale a pena ainda andarmos a gastar tempo na catequese.
O Pe Jorge falou-lhes de 2 tipos de fé: aquela que está relacionada com aquilo que aprendemos; e aquela em que já não é porque ouvimos falar mas porque fizemos esta experiência. Depois contou a história de um rapaz que conheceu aqui há uns anos atrás, que não era capaz de acreditar, apesar do exemplo dos pais, mas que se dispôs a fazer uma peregrinação de cerca de 500 quilómetros durante a qual ia dizendo uma pequena oração: “Senhor, sê Tu existes, mostra Te a mim”. E Deus mostrou-Se, num Domingo de manhã…
O pároco terminou a sua homilia pegando no texto do Evangelho, que falava da pequena semente de mostarda. Para que esta semente cresça, há que dar-lhe vitaminas : a da oração, a da vida fraterna com os irmãos, a da formação, a do serviço à comunidade e à do anúncio do Evangelho.