Em dezembro, rezemos pelos catequistas

Em dezembro, rezemos pelos catequistas

Todos os meses o Papa faz conhecer uma intenção de oração, naquilo que é vulgarmente conhecido como “O vídeo do Papa”.

Durante o mês de Dezembro de 2021, o Papa pede-nos que rezemos pelos catequistas: «#RezemosJuntos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que a testemunhem com coragem e criatividade na força do Espírito Santo. #IntençãodeOração» – escreveu o Papa na sua conta do Twitter.

Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé.

O ministério laical do catequista é uma vocação, é uma missão. Ser catequista significa que a pessoa “é catequista”, não que “trabalha como catequista”. É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos.

Precisamos de pessoas criativas que anunciem o Evangelho, mas que o anunciem, não com timidez ou com barulho, mas sim com a sua vida, com mansidão, com uma linguagem nova e abrindo novos caminhos.

E em tantas dioceses, em tantos continentes, a evangelização está fundamentalmente nas mãos de um catequista.

Agradeçamos aos catequistas e às catequistas pelo entusiasmo interior com que vivem esta missão ao serviço da Igreja.

Rezemos juntos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que a testemunhem com coragem, com criatividade, com a força do Espírito Santo, com alegria e com muita paz.

A partir desta semana e durante todo este mês de dezembro, contamos apresentar e homenagear aqui todos os catequistas da nossa Unidade Pastoral, em gesto de gratidão pelo seu grandioso e carinhoso trabalho na transmissão da fé nesta bela cidade de Coimbra.

A catequista Isabel Santos, SJBaptista

A Isabel Santos é uma catequista apaixonada por Deus, que Se revela em Jesus. E tem uma enorme intimidade com o Espírito Santo, a Quem recorre sempre que alguma criança mais curiosa ousa questionar. Confia a catequese ao Senhor, rezando-Lhe antes, durante e após cada sessão. Gosta de lançar a semente, sabendo que “um é o que semeia e outro o que colhe”. Apesar dos seus muitos anos de experiência, entusiasma-se genuinamente com cada tema, cada desafio, cada proposta, como se fosse a primeira vez, porque não pode não transmitir a Fé que lhe arde no coração.

Margarida Caetano

A catequista Isolina Melo, SJBaptista

A Isolina é uma catequista muito empenhada que dedica o seu tempo livre ao serviço da comunidade. Sendo uma das responsáveis da catequese, é uma pessoa organizada, prática e trabalhadora, que procura ultrapassar com celeridade os obstáculos que se colocam no seu caminho. Enquanto animadora de pais na catequese familiar, fomenta o companheirismo e a criatividade, essenciais para transmissão e aprofundamento da fé. Apesar de ter uma atitude discreta, está sempre presente e desempenha a sua missão com humildade, sabedoria e alegria. Dá testemunho de Deus pelo seu caráter e boa disposição, contagiando os que a rodeiam.

Catarina Lopes

 

A catequista Isabel Caetano

A Isabel Caetano é uma jovem de 19 anos que está agora no segundo ano da universidade, em engenharia biomédica. Está este ano a dar catequese ao 5º ano e, além disso, é a acólita mais velha da nossa paróquia.

É uma pessoa muito querida e sempre disponível para participar em tudo aquilo para que a convidam, e para ajudar os outros, fazendo voluntariado, tanto junto de crianças e adolescentes, como com pessoas mais velhas. Este verão, por exemplo, ela própria imaginou um projeto de ajuda a idosos e pessoas com deficiência e entusiasmou outros jovens para pôr em prática essa missão.

É uma jovem inspiradora, de quem muito me orgulho de ser amiga.

Rita Farinha

A catequista Margarida Caetano, SJBaptista

Margarida Castelo-Branco
Sempre muito diligente
Em organizar as sessões
Muito antecipadamente.

Contacto com os pais
Fazer a programação
Parte das suas férias
É a sua ocupação.

Dominando as tecnologias
Tira delas bom partido
Para que a palavra de Jesus
Ecoe num coração amigo.

Que todos conheçam e amem Jesus
É seu desejo profundo
Tal como ela experimentou
O único Salvador do mundo

Lança as sementes à terra
Como faz o semeador
E espera, no final da ceifa,
Os frutos para o Senhor.

Não ficará sem recompensa
Como nos diz o Senhor
O que semeia a Boa Nova
Será acolhido com Amor.

Isabel Santos

A catequista Maria Victória, SJBaptista

Quando a Victória aceitou o desafio de dar catequese percebi logo que ela seria uma boa catequista. Como sabia que tinha um dom especial para se relacionar com adolescentes e jovens, – com doçura, compreensão ou firmeza, consoante as situações – concluí que também facilmente chegaria aos mais pequenos. E assim aconteceu.

Houve relutância inicial porque ela achava que não estava à altura desta missão. Mas estava e bem. Assumiu-a muito a sério e fá-lo com muito carinho, criatividade e paixão para dar a conhecer Jesus aos mais novos.

Procura também reorientar a sua vida pessoal para poder ir à Eucaristia mais frequentada por crianças e pais, para assim testemunhar a importância do encontro dominical com o Senhor.

Dou graças a Deus por termos a Victória como catequista em S. João Baptista.

Madalena Sousa

 

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias: