Arrancou o percurso São Lucas

Arrancou o percurso São Lucas

Inscritos, estavam mais de noventa – na sala, estiveram um pouco menos de sessenta.

Estava frio e, se calhar ainda mais forte, as notícias relativas ao iminente confinamento ou apertar das medidas sanitárias têm feito as aberturas dos momentos noticiosos – são os tempos que temos e é com isto que temos que lidar.

Esteve quem pôde, esteve quem quis, pouco importa. Tal como prometido, salvo erro técnico de força maior, todas as sessões estão a ser gravadas e posteriormente disponibilizadas no Youtube – normalmente logo no dia a seguir.

Algumas pessoas se têm queixado que gostariam mais que fosse em direto. Há basicamente duas razões principais para que não seja em direto, mas em diferido, às quais acresce uma terceira. Por um lado, a internet no salão é muito fraca e é sempre um tiro no escuro adivinhar se será ou não possível manter a transmissão até ao fim; por outro lado, sendo em diferido, os vídeos podem ser editados e apresentados com uma qualidade muito superior que dificilmente se consegue numa transmissão em direto, como a incorporação da apresentação PowerPoint, por exemplo; quanto à terceira razão, se o evento for transmitido em direto, há logo muitos irmãos que escolhem ficar no conforto das suas casas, quando poderiam estar em comunhão mais física com todos os outros que decidiram fazer-se presentes fisicamente – e é assim que se faz comunidade.

Até no Percurso Bíblico de São Lucas fizemos questão de colocar em prática os 5 essenciais: a) adoração – começámos e terminámos com uma oração; b) bela comunidade / vida fraterna – à entrada havia acolhimento e, à saída, chá e bolos; c) configuração com Cristo / formação – era o prato principal, neste caso de formação bíblica; d) dedicação / serviço – o que havia para fazer não foi concentrado em um ou dois, mas planeado atempadamente e distribuído por muitos; e) evangelização – o percurso foi amplamente divulgado por muitas vias e desde há muito tempo, incluindo nas redes sociais, e foram feitos materiais que têm vindo a estar disponíveis à entrada das nossas igrejas e que facilitam a cultura do convite na qual temos vindo a insistir tanto.

Para aqueles que não puderam estar presentes e querem assistir à bela e útil apresentação do Pe Carlos Delgado, em jeito de introdução ao estudo do Evangelho segundo Lucas, o link está na nossa LinkTree ( https://linktr.ee/sjbaptista – Primeira Sessão Percurso Bíblico São Lucas ), ou poderá aceder diretamente no Youtube pelo link ( https://youtu.be/dQAvSsxT1n0 ) ou pesquisando no Google ou no Youtube “Percurso Bíblico São Lucas – 01”.

Deixar uma resposta