Domingo – missa das 21h15

Domingo – missa das 21h15

São João Baptista volta a ter uma missa ao Domingo à noite, às 21h15, pelo menos durante o verão. A expetativa parece pelo menos ser essa: recuperar esta missa que foi suspensa aquando do primeiro confinamento geral e posteriormente deslocada para as 18h00.

Havia muitos irmãos a pedir que ela fosse retomada e os nossos padres acabaram por ceder. Foi anunciado que, pelo menos até Setembro essa missa seria retomada e que depois logo se veria.

A grande razão que nos levou durante tanto tempo a resistir a esta alteração que agora parece inevitável está relacionada com o facto de em São João Baptista termos vindo a apostar desde o início da pandemia, sempre que as condições meteorológicas o permitem, nas celebrações ao ar livre, sobretudo com o intuito de acrescentar segurança sanitária às nossas celebrações e proporcionar condições para que as pessoas se sintam seguras e cresçam em confiança. Sendo a missa à noite, é complicado porque não temos iluminação e, por isso, terá que ser no interior da igreja.

Na verdade, São João Baptista não tem assim tão poucos lugares quanto isso: tinha antes da pandemia 250 lugares sentados (sendo que tínhamos almofadas para que as crianças em idade pré-escolar se pudessem sentar no chão e que praticamente todos os Domingos era necessário ir buscar mais cadeiras, umas 20 ou 30, às salas da catequese). Em tempos de pandemia, visto que a nossa comunidade tem muitas famílias grandes e que a nossa igreja não tem bancos mas cadeiras, temos acomodado frequentemente 80 e mais pessoas (claro que há irmãos que têm que ficar na sacristia e outros no hall de entrada) dentro da igreja a que se junta uma centena que no lado de fora acompanhava a celebração com a ajuda de uma televisão que uma empresa da nossa cidade – a Present Technologies – gentilmente nos tem cedido.

Vamos ver: por agora, passaremos deste fim de semana em diante eucaristia ao sábado às 17h30 e ao Domingo às 11h00 e às 21h15.

Deixar uma resposta