Entre 2 percursos Alpha

Entre 2 percursos Alpha

Já aqui noticiámos no passado que tanto SJBaptista como SJosé terminaram recentemente os seus segundos percursos Alpha lançados em tempos de pandemia e confinamento, razão pela qual têm decorrido online, com recurso ao Zoom.

Hoje proponho-me refletir um pouco no que acontece nestas semanas que medeiam o términus de um percurso e o arranque do seguinte.

A cada percurso Alpha seguem-se sempre dois jantares ou sessões a que chamamos de pós Alpha: as pessoas fizeram uma experiência forte do Amor de Deus e nasceu nelas, durante as últimas semanas, um desejo de corresponder – ou, pelo menos, responder melhor – a esse Amor. Nestas sessões pós-Alpha, apresentamos às pessoas as diferentes formas de se integrarem na paróquia e nas suas atividades regulares. No nosso caso, a oferta principal da paróquia para integrar a comunidade são as Células Paroquiais de Evangelização.

Há também que preparar o Alpha que está para arrancar. Os responsáveis, auxiliados pelas respetivas equipas, olham para os participantes – chamamos-lhe convidados – do último percurso e procuram discernir quem estará em condições de integrar a equipa. Também por essa razão, mas não só, antes do início de cada percurso Alpha há sempre pelo menos dois momentos de formação em que se abordam os temas do cuidado pastoral e da animação de pequenos grupos.

Assim, na passada sexta-feira, enquanto a equipa Alpha de SJosé acolhia os novos convidados que virão a integrar o próximo percurso, a equipa Alpha de SJBaptista que foi quase totalmente renovada nos últimos 2 anos estava em formação.

Na equipa de SJBaptista estão também, neste momento, e tirando partido da particularidade de o percurso estar a decorrer online, pessoas de outros pontos do país que fizeram Alpha online e que o querem lançar nas suas regiões assim que as condições sanitárias o permitirem.

Na sessão de apresentação do próximo Alpha Online da paróquia de São José estiveram mais de 50 pessoas trazidas na sua grande maioria pelos convidados do último percurso.

 

Deixar uma resposta