Grupo de Oração passa a ser online

Grupo de Oração passa a ser online

Pouco a pouco, como já aconteceu no passado (embora desta vez seja tudo mais célere, por força de as mãos já estarem calejadas), todos os serviços e pequenos grupos das nossas paróquias vão passando para o online.

Se, em setembro, aquando do arranque do ano pastoral, a fatura que as nossas paróquias pagaram para comprar as licenças Zoom necessárias para todos os grupos que as integram parecia excessiva, agora é consensual que está mais que justificada. E a ver vamos se não teremos de comprar mais…

E o Grupo de Oração não é exceção. Na passada quarta-feira, dia 13 de janeiro, já toda a gente sabia que seria, durante algum tempo, a última vez que nos iríamos reunir presencialmente. Nesse dia já houve uma grande quebra: as pessoas estão receosas e têm bem razões para isso. Além disso, apesar de tudo quanto se diz por aí dos cristãos, sabemos bem que a sociedade, se não espera, pelo está habituada a que os cristãos estejam na linha da frente do exemplo.

A partir da leitura de um excerto do capítulo sexto da Carta de S. Paulo aos Efésios – “Finalmente, tornai-vos fortes no Senhor e na sua força poderosa. Revesti-vos da armadura de Deus, para terdes a capacidade de vos manterdes de pé contra as maquinações do diabo. Porque não é contra os seres humanos que temos de lutar, mas contra os Principados, as Autoridades, os Dominadores deste mundo de trevas, e contra os espíritos do mal que estão nos céus…” –, o Pe Francisco exortou os presentes a fortalecerem a sua fé e deixarem-se armar pela graça de Deus. Em vez de reclamar, a nossa tendência natural, louvar o Senhor em todas as circunstâncias.

Paulo procura fortalecer a Comunidade de Éfeso. Mas não é para uma batalha humana: é uma batalha contra os poderes do mal. Este mal manifesta-se sobretudo nas pequenas coisas: invejas, desejo do mal para o outro, etc. Quantas vezes nos deixamos tentar por estas divisões do mal. Para resistir, Paulo propõe que usemos as armas que Deus coloca à nossa disposição: como um bom guerreiro que se prepara para o combate, com a armadura da fé, o capacete da salvação, a espada do Espírito.

Assim, por causa do dever de confinamento, nos próximos tempos o Grupo de Oração será online, por Zoom, das 21h30 até às 22h30. Por questões de segurança, para evitar o acesso por parte de intrusos, há duas formas de obter o link de acesso: por email, preenchendo o formulário http://bit.ly/38JuKjw , ou acedendo a um dos nossos sites (o link será lá disponibilizado a partir das 21h00 de cada quarta-feira).

 

 

 

Deixar uma resposta