Hoje começa a quaresma

Hoje começa a quaresma

Excertos da homilia do Papa Francisco, quarta feira de cinzas.

“Deus lança um apelo ao nosso coração. Na vida, teremos sempre coisas a fazer e desculpas a apresentar, mas, irmãos e irmãs, hoje é tempo de regressar a Deus”

 

“O Pai que nos chama a voltar é aquele que sai de casa, para ir à nossa procura; o Senhor que nos cura é aquele que se deixou ferir na cruz; o Espírito que nos faz mudar de vida é aquele que sopra com força e com doçura sobre o nosso pó”.

E continua:

“Hoje inclinamos a cabeça para receber as cinzas. No fim da Quaresma, abaixar-nos-emos ainda mais para lavar os pés dos irmãos. A Quaresma é uma descida humilde dentro de nós e rumo aos outros. É compreender que a salvação não é uma escalada para a glória, mas um abaixamento por amor. É fazer-se pequeno”

E ainda acrescenta:

“Todos temos doenças espirituais: sozinhos, não podemos curá-las; todos temos vícios arraigados: sozinhos, não podemos extirpá-los; todos temos medos que nos paralisam: sozinhos, não podemos vencê-los. Precisamos de imitar aquele leproso, que voltou para Jesus e se prostrou aos seus pés”

“Deus espera-nos com a sua misericórdia infinita. Porque ali, onde somos mais vulneráveis, onde mais nos envergonhamos, Ele veio ao nosso encontro. E agora que veio ao nosso encontro, convida-nos a regressar a Ele, para voltarmos a encontrar a alegria de ser amados”

Deixar uma resposta