Jornadas de Pastoral

Jornadas de Pastoral

Decorreu no passado sábado, dia 2 de outubro, no auditório do Colégio de São Teotónio, a Jornada de Pastoral promovida pela nossa Diocese e que este ano esteve centrada na pastoral dos jovens.

Tendo em conta que, segundo o atual vigário episcopal para a pastoral, o Pe Manuel Carvalheiro, estariam 70 inscritos – embora não estivessem tantas pessoas na sala – e que da nossa Unidade Pastoral estiveram 6 irmãos (2 padres e 4 leigos de SJBaptista), poderíamos ser tentados a concluir que estivemos mal representados – o que é falso.

Já há uns meses largos a esta parte que, a reboque das Jornadas Mundiais da Juventude e da incorporação na nossa ação pastoral do Plano Pastoral Diocesano, o tema dos jovens e da Pastoral Juvenil tem vindo a ser omnipresente em todas as discussões e reuniões que entre nós vão acontecendo: seria assim de esperar que, até porque a jornada decorreu literalmente ao fundo da nossa rua, houvesse uma participação senão massiva pelo menos considerável daqueles que entre nós assumem responsabilidades pastorais, o que não aconteceu.

Da parte da manhã, embora tivesse um título muito pomposo e de pendor académico, a palestra protagonizada pelo Dr Alfredo Teixeira, um sociólogo e académico da Universidade Católica em Lisboa, foi muito interessante e pertinente, na medida em que procurou explorar com bastante sucesso aquilo que denominou como “Culturas juvenis” na perspetiva de abordagem do Plano Pastoral construído pela nossa Diocese e respetivos desafios na Evangelização dos jovens.

A parte da tarde foi mais prática, com grupos de trabalho, e, da parte da manhã, tivemos ainda a oportunidade de nos deixarmos motivar pela intervenção de vários jovens que, um pouco por toda a Diocese, estão muito empenhados e, sobretudo, muito entusiasmados.

Desta vez não gravámos, mas, assim que nos apercebamos da divulgação das diferentes intervenções nos canais da diocese, partilhá-las-emos nos nossos sites e na nossa LinkTree para que ainda possa aproveitar a alguém.

Deixar uma resposta