Missas em tempo de pandemia – 15 Jan 2021

Missas em tempo de pandemia – 15 Jan 2021

Vamos continuar a ter as missas nos horários habituais ao Domingo e à semana, também as de sábado à tarde (vespertinas de Domingo) e as de Domingo à tarde.

S. José – Sábado: 19h00; Domingo: 09h00, 10h30, 12h00 e 19h00
S. João Batista – Sábado: 17h30; Domingo: 10h00, 11h30 e 18h00

Como a igreja em S. João Baptista não deve levar mais de 60 pessoas, aumentámos as possibilidades de repartição das missas.

Não se pode entrar se não houver lugar, o que obrigará a vir a outra missa ou a participar do exterior. Pede-se às equipas de acolhimento e ordem que sejam exigentes com esta norma para segurança de todos.

Para uma maior segurança, os leitores devem ler de máscara, tentando fazer a leitura mais pausadamente e elevando um pouco mais a voz, pois a máscara complica a saída do som em pleno. Devem também, se possível, evitar tocar no ambão e no livro. Devem usar gel nas mãos antes e depois da leitura. Durante a missa, pede-se às pessoas para não ajoelharem pois, quando ajoelham, ficam muito próximas das da frente. Para defesa de todos, nesta altura a única forma de comungar é receber a partícula na mão e nunca diretamente na boca.
Também o sacerdote sempre que não puder estar a uma distância da assembleia de mais de 3 metros, deve usar máscara. Isso aplica-se sobretudo em SJBaptista, onde está mais próximo da assembleia.

Deixar uma resposta