Paróquias apostam (quase) tudo no online

Paróquias apostam (quase) tudo no online

Primeiro estranha-se e depois entranha-se. São cada vez menos as vozes que na nossa Unidade Pastoral se levantam contra iniciativas online. Pelo contrário: são cada vez mais as que pedem mais isto e mais aquilo.

Está quase a fazer um ano que fomos surpreendidos com o primeiro confinamento. Na altura não tivemos grandes dificuldades em passar para o online: já transmitíamos as nossas celebrações com regularidade semanal e já era hábito transmitir praticamente todos os outros eventos (palestras, sessões de cinema, dias de retiro e homilias especiais). Também o Zoom não foi uma novidade completa: já se tinham feito na paróquia reuniões por Zoom e marcadas pelo Doodle.

O Grupo de Oração foi um dos casos de sucesso. Nos meses que antecederam o Natal apostámos muito nos chamados Seminários de Vida Nova no Espírito, que tiveram uma grande adesão, e só tínhamos podido fazer uns dois encontros antes deste novo confinamento. Com alguma relutância ousámos avançar para o online, via Zoom e sem gravação, e na última semana já havia 67 quadradinhos, muitos deles com mais de um participante. Seriam para cima de 80 pessoas, a maioria das nossas paróquias mas também de outras zonas do país e até da Europa e das américas. Muito bom.

Outra novidade, esta já nascida totalmente online, foi o Percurso São José. Arrancou na passada semana, com 25 inscritos, e está a ser conduzido pelo Pe Jorge Santos e uma equipa que o auxilia. Já há algum tempo que se vinha a debater nas nossas paróquias a necessidade de um percurso que acolhesse as tantas pessoas que nos entram pela porta aberta pelo Alpha, que têm desejo de começar a servir a Igreja, mas que têm pouca e muitas vezes quase nenhuma formação catequética. É neste contexto que entra este percurso a que, por ocasião do ano de S. José convocado pelo Papa Francisco, recebeu este nome e que, na prática, assenta na proposta de catequese de adultos da Diocese de Coimbra.

Os percursos Alpha Online, não sendo uma novidade – já o tínhamos feito na primavera, têm sido uma agradável surpresa, com frutos que à partida não esperávamos. Sabíamos que o Senhor não poderia deixar de nos agraciar com o dom do seu Espírito, como o faz sempre que nos dispomos a fazer a Sua vontade, mas a verdade é que a bem dizer ninguém esperava tanto: terminámos recentemente 3 percursos 100% online e estamos a arrancar com mais 2 que já contam com mais de 200 participantes.

Deixar uma resposta