Recomeço da Catequese presencial em SJBaptista

Recomeço da Catequese presencial em SJBaptista

Na véspera da Festa da Palavra, marcada para 24/01/2021, começou novo confinamento. Tudo estava preparado… mas nesse domingo já não foi possível participarmos presencialmente na missa. As Bíblias estavam embrulhadas, mas a pandemia não nos deixava…

Diante de um computador estávamos, pais e filhos, “confundidos, não desesperados (…); abatidos, mas não aniquilados” (2 Cor 4, 1-12). Não seria por causa do vírus que não iríamos continuar a encontrar-nos uns com os outros e com Jesus no meio de nós. Durante várias semanas fomos marcando presença, e o audiovisual foi sendo instrumento para difundir o Evangelho. As Bíblias passaram para as mãos dos nossos filhos e todos partilhávamos uma catequese que se tornava naquele momento da semana em que nos reconhecíamos Igreja no rosto dos irmãos.

Ontem foi, novamente, sábado de catequese. Mas, na Alegria da Páscoa, as portas já estavam abertas de par em par à nossa espera. E, no meio de chuva torrencial e relâmpagos, fomos chegando… Bem lá do fundo, todos fomos partilhando a alegria que experimentávamos por termos vencido o comodismo de uma sessão online para estarmos ali, a construir comunidade de forma mais humana e fraterna. Algumas das crianças, que tinham manifestado alguma resistência em pôr-se a caminho, no final esboçavam, com o olhar, um grande sorriso. E, depois de termos cantado juntos ao ‘Jesus escondido’ que sabíamos presente no sacrário, ainda houve tempo e espaço para uns toques na bola…

Quando regressava a casa vinha-me ao coração a melodia “Oh, como é bom e agradável viver juntos como irmãos!” (salmo 133). Que este Tempo de Páscoa seja também oportunidade para sairmos da nossa zona de conforto e voltarmos a gostar de estar juntos, na comunidade cristã, que nos acolhe e nos envia a anunciar que “O Senhor está vivo, Ele está no meio de nós!”

Margarida Caetano (animadora dos pais do grupo do 4º ano da catequese familiar)

Deixar uma resposta