Termina o percurso Alpha de SJosé

Termina nesta sexta feira, a mesma em que arranca o Alpha Jovens, o percurso Alpha iniciado na paróquia de SJosé em fevereiro, 100% online: o segundo deste ano pastoral e o terceiro online, pelo Zoom.

Nas últimas semanas temos vindo a contar com a presença de uma delegação da equipa que até ao início da pandemia e do primeiro confinamento dinamizava este percurso em Pombal. Ninguém está a ensinar ninguém, mas todos temos aprendido uns com os outros. E estas partilhas são sempre muito interessantes, para além do facto de nos permitir conhecer cada vez mais caras novas, suportando-nos uns aos outros na oração.

Como íamos dizendo, com o tema “A Igreja”, termina este percurso. Nas semanas que se seguirão, ainda proporemos mais duas sessões, a que chamamos pós-alpha, e que na prática servem para refletir e discernir como continuar a crescer na fé e em comunidade, agora que o Alpha chegou ao fim.

Na nossa Unidade Pastoral, temos bem claros 3 conceitos: o das vitaminas; o do Alpha; e o das Células.

As vitaminas, cinco – Oração; Vida Fraterna; Formação; Serviço; Evangelização – procuram orientar-nos e servir de base e crivo em tudo quanto fazemos. Dizemos com frequência entre nós que todos os grupos deverão estar atentos ao desenvolvimento harmonioso de cada um destes aspetos. Faltando um, tudo o resto é posto em causa. Um grupo pode ser muito unido, mas se não rezarem juntos, pouco crescerá. Ou então, podem rezar muito, mas, se estiverem fechados à evangelização, serão muito pouco fecundos. Um grupo pode prestar grandes e oportunos serviços à paróquia, mas se faltar a dimensão fraterna, a orante ou uma das outras, será muito pouco atrativo.

O Alpha, ferramenta de primeiro anúncio, é a nossa aposta para atrair e integrar cada vez mais pessoas na nossa dinâmica comunitária e espiritual – é a ferramenta de recrutamento que pretende proporcionar uma experiência de encontro pessoal com Cristo, no Espírito Santo.

As Células Paroquiais de Evangelização são a nossa proposta para todos aqueles que querem continuar a crescer na fé, numa dinâmica comunitária. Reúnem normalmente uma vez por semana, partilham a Palavra de Deus e refletem sobre um tema proposto pelo pároco ou pelo vigário paroquial, partilham oralmente a vida e as oportunidades de evangelização, confraternizam e rezam uns pelos outros.