SJBaptista acolheu Oração Ecuménica pela Unidade dos Cristãos

SJBaptista acolheu Oração Ecuménica pela Unidade dos Cristãos

Na passada sexta-feira, dia 21 de janeiro, a igreja de SJBaptista teve a alegria de ser uma vez mais escolhida para acolher esta oração e este evento que acontece uma vez por ano na semana que antecede o dia 25 de janeiro, festa da conversão de S. Paulo.

Partindo do princípio que o Correio de Coimbra fará uma extensa reportagem sobre o que lá se passou e o que lá foi dito, não me parece oportuno gastar tempo nem espaço naquilo que outros eventualmente terão feito melhor que eu.

Prefiro dar o meu testemunho. Desde há alguns anos – uns 6 ou 7 – que tenho vindo, pouco a pouco, a integrar esta caravana ecuménica. Hoje, para mim, participar numa oração ou num qualquer evento ecuménico já não está circunscrito ao evento em si, mas sobretudo ao facto de, com alegria, ir encontrar uns quantos irmãos que não professam exatamente o mesmo credo que eu mas que vivem animados pela mesma Palavra e pelo mesmo Espírito que eu. E isso faz toda a diferença: para mim, ecumenismo tem nomes próprios concretos (José, Sandra, Maria Eduarda, etc) e deu-me a graça de conhecer pessoas novas a quem recebi por irmãos e a quem tenho a obrigação de amar e de rezar por eles.

Termino com a transcrição de alguns twitts que o Papa Francisco veio fazendo ao longo dos últimos dias:

#01 Rezar juntos, uns pelos outros, e trabalhar unidos na caridade, uns com os outros, por este mundo que Deus tanto ama: tal é o caminho mais concreto para a plena unidade. #UnidadedosCristãos

#02 A unidade que Jesus implorou, que certamente requer a liberdade madura de opções fortes, renúncias e sacrifícios, é a premissa para que o mundo creia. #Oração #UnidadedosCristãos

#03 A #UnidadedosCristãos não se alcança tanto com a adesão a qualquer valor comum, mas sobretudo fazendo algo em conjunto por aqueles que mais nos aproximam do Senhor: os pobres, porque neles está presente Jesus (cf. Mt 25, 40). A partilha da caridade ajuda a caminhar mais rápido.

#04 Estamos a caminho para uma comunhão cada vez mais plena, guiados pela suave luz de Deus, que dissipa as trevas da divisão e nos orienta para a #UnidadedosCristãos. O mundo tem necessidade da luz do Senhor, que brilha somente no amor, na comunhão.

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias: