O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, que é o responsável pela dinamização dos jovens em toda a Diocese para participarem nas Jornadas Mundiais da Juventude 2022 (JMJ) em Lisboa, no início de agosto, está a promover os encontros “UPressadamente” por toda a Diocese, com o objetivo específico desta sensibilização. O Correio de Coimbra esteve no UPressadamente da noite de 29 de outubro, que reuniu na paróquia de São José (Coimbra), jovens do COT “C Jovem” (que abrange Santo António dos Olivais, S. Paulo de Frades e Eiras) e do COT “Boa Nova” (que abrange as paróquias de São José, São João Batista, Ceira, Torres do Mondego, Almalaguês e Castelo Viegas).
Foi um encontro com dinâmicas juvenis diversas, tempos de oração, o testemunho de um jovem (Ricardo) que já participou numa JMJ, um tempo mais informativo pelo Pe. Filipe Diniz e uma intervenção final por D. Virgílio Antunes, que participou neste UPressadamente.
O Pe. Filipe Diniz, Diretor do Secretariado, deixou também a mensagem de que “a Jornada começa em nós” e “agora”, na preparação com os materiais disponíveis em ordem à construção da Igreja, ao encontro com Cristo e ao discernimento vocacional.
O Senhor Bispo reforçou esta mensagem, enquadrou a JMJ no Plano Pastoral Diocesano e exortou a trabalhar para que “a Jornada Mundial da Juventude não seja simplesmente um episódio”, mas algo que, para além de enriquecer os jovens participantes, enriqueça também a Igreja e a sociedade.