Formulário: https://forms.gle/QAjBEY4pQPGg8Tzm8
Já todos teremos ouvido falar de que a Igreja universal está toda a fazer um caminho sinodal que tem como tema. Comunhão, participação e Missão, que são três palavras-chave para dizer o que é um Sínodo e o que deve ser a Igreja. Sínodo é outro nome para dizer a Igreja, isto é um povo que caminha junto na realização da mesma missão da Igreja, todos a participar segundo os seus dons e carismas unidos pelo vínculo da caridade, a comunhão. «O caminho da sinodal idade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio» (Papa Francisco) “caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário” Documento preparatório, nº 1).
A questão fundamental que o Sínodo nos coloca, enquanto Igreja sinodal que anuncia o Evangelho e “caminha em conjunto”, é a seguinte: Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local (Diocese de Coimbra, no nosso caso, e também ao nível paroquial). Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?
Para concretizar a pergunta e a respostas, apresentaram-se depois 10 temas diferentes para respondermos à mesma questão. O primeiro tema era “Companheiros de viagem” e a pergunta era formulada da seguinte forma:
Refletir: Na Igreja e na sociedade, estamos no mesmo caminho, lado a lado. Na nossa Igreja local, quem são aqueles que “caminham juntos”? Quando dizemos “a nossa Igreja”, quem é que faz parte dela? Quem nos pede para caminhar juntos? Quem são os companheiros de viagem, inclusive fora do perímetro eclesial?
Que pessoas ou grupos são, expressa ou efetivamente, deixados à margem? Responder: 1.1. Sendo companheiros de viagem, como é que o “caminhar em conjunto” está a acontecer hoje na nossa Igreja local? 1.2. A propósito deste tema, que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?
Para todos os outros temas era formulada a mesma questão.
Na nossa Unidade, o Conselho pastoral promoveu a reflexão sinodal que foi feita com todos os grupos representados no Conselho pastoral apesar de alguns( poucos) não terem respondido. No final mandou-se para a Diocese o fruto da reflexão. No entanto a grande maioria dos paroquianos ficou de fora da reflexão e o tempo que era dado também não era suficiente para um trabalho de larga escala com o máximo de pessoas possível. Porém este é um tema demasiado importante para o futuro da Igreja para o deixarmos de lado e continuarmos o caminho do costume sem escutarmos o que o espírito diz às Igrejas. Ora o Espírito está a dizer-nos que «o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio, como já foi o caminho que a Igreja viveu em quase todo o primeiro milénio.
Assim na sua última reunião, o Conselho Pastoral decidiu convidar toda a paróquia, mas também aqueles que já não a frequentam e mesmo aqueles que estão de fora da Igreja, mas têm sobre ela uma opinião e aceitam dá-la. Todos são convidados a refletir sobre as perguntas do Sínodo e a participar nele ou formando grupos, se alguns assim quiserem, ou respondendo individualmente preenchendo o questionário que é de resposta múltipla, isto é, fazem-se três ou mais afirmações por cada área temática e por baixo de cada afirmação aparece um círculo com o nº 1 que significa discordo totalmente, outro com o nº 2, que quer dizer discordo tendencialmente , com o nº 3 para dizer, nem concordo nem discordo, com o nº 4 para afirmar que tendencialmente concordo e o nº 5 para dizer concordo plenamente. Se não tiver opinião, porque a frase não lhe diz nada, responde 0 (zero).
O questionário vai estar online no site da Unidade Pastoral, no Facebook e noutras redes sociais, vai ser enviado a todos os grupos paroquiais para que estes enviem a todos os seus contactos. O que se pretende é que seja uma divulgação exponencial e que se tudo correr bem, haja milhares de respostas.
Deus quer que a Igreja que Ele ama e que enviou ao mundo, seja uma casa de comunhão, onde todos se sintam a participar co responsavelmente na mesma missão: E isto é sinodalidade. Cristo não pensou numa igreja que não fosse sinodal. Então vamos começar por nós. Convido a todos, a não só preencherem o questionário que vem no site, mas a enviá-lo aos amigos para que eles também o preencham e enviem também aos seus amigos.
No mês de fevereiro esperamos já ter resultados para publicar e consequências a tirar para a nossa Unidade pastoral.
1 comentário
Vitor JaneiroPublicado em7:12 pm - Nov 14, 2022
A letra a cinza, pode constituir dificuldade acrescidas, para quem tiver dificuldades de oftalmologia.
Vj