No dia 17 de dezembro, sábado, realizou-se na Paróquia de S. João Baptista, em Coimbra, a Festa de Advento da Catequese Familiar. Era uma festa muito aguardada por todas as crianças, que têm vindo a fazer uma caminhada semanal, desde o início do Advento, com a realização de propósitos, como forma de preparar o Natal, o nascimento do Menino Jesus. Este é um caminho que devemos preparar com dedicação e dando o melhor de cada um de nós para que o Natal aconteça no nosso coração. Esta festa contou com a presença das catequistas, das crianças da catequese, acompanhadas pelos seus familiares e também do nosso querido pároco.
A festa teve início às 15h com canções de Natal animadas pelo Grupo de Jovens C+ da paróquia e entoadas por todos.
Tivemos um espetáculo de magia, apresentado pelo mágico Francisco Power, que permitiu momentos de fantasia e emoção a todos os presentes. As crianças estavam fascinadas ou mesmo encantadas com todos os gestos mágicos, cheios de mistério e fantasia. Foram momentos muito felizes e descontraídos para todos, mesmo para os adultos, um mistério que pairou na cabeça de todos, criando um convívio bastante animado.
Após estes momentos muito divertidos, foi proporcionado um lanche partilhado entre todos, no espaço exterior da igreja, pois até fomos presenteados com sol após tantos dias de chuva.
De seguida, e para culminar da melhor forma, tivemos a celebração da Eucaristia pelo Sr. Padre Jorge. Aqui decorreram momentos muito importantes e participativos para todas as crianças: a entrega no ofertório dos propósitos que tinham concretizado durante a semana que terminou, bem como dos alimentos para o cabaz solidário para famílias carenciadas.
Durante a missa, também animada pelos jovens, houve a preocupação de envolver as crianças e de as fazer interagir, num acolhimento muito bem concebido, o que permitiu criar laços fraternos entre os presentes. Neste momento, celebrámos o sermos cristãos, que procuramos receber Jesus no nosso coração, em comunhão com os nossos irmãos.
Criámos laços de afeto, confraternizámos uns com os outros, algo que conseguimos alcançar na nossa paróquia, que tão bem acolhe e integra na sua comunidade. Foi uma tarde repleta de emoções, de convívio, de união, em comunhão, com o nosso propósito de pertencermos a uma paróquia e à Igreja.
Selene Rodrigues – mãe do Duarte do 3º ano de Catequese Familiar