Caros paroquianos:
Celebramos este Natal já com a sensação de uma certa liberdade em relação ao covid que nos fez viver momentos obscuros e tenebrosos.
Entretanto, ficámos perplexos com o início de uma guerra dramática na Europa que nos atinge a todos e, de modo especial, os mais vulneráveis.
É neste contexto que voltamos a ouvir os anjos a anunciar aos pastores e a todos nós: «Anuncio-vos uma boa notícia. Nasceu-vos hoje, em Belém, um salvador que é Cristo Senhor. Encontrareis um Menino recém-nascido envolto em panos e deitado numa manjedoura».
Num mundo dilacerado pelo sofrimento da fome, da guerra, das doenças e das alterações climáticas que ameaçam o nosso futuro, Deus, que amou tanto o mundo, envia-nos um salvador na ternura de uma criança. Ele está sempre presente em cada tempo para nos surpreender com o poder do Seu amor.
“O verbo fez-se carne e habitou entre nós”. Quando deixamos que Ele habite no nosso coração, Ele, através de nós, habitará a nossa história e transformará as trevas em luz.
Neste ano das Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal, pedimos ao Menino que nasça no coração dos jovens e faça deles sentinelas da aurora de um mundo novo.
Desejamos-lhe um santo Natal. Que o menino Deus encha o seu coração e o da sua família de luz e traga ao mundo a paz que os anjos cantaram em Belém.
Votos de um Santo Natal e de um Ano Novo cheio de paz!
P. Jorge da Silva Santos e P. Francisco Morais Silva