Conf. Vicentina de S. João Bosco e Sta Teresinha do Menino Jesus

Conf. Vicentina de S. João Bosco e Sta Teresinha do Menino Jesus

As conferências vicentinas na paróquia de São José existem há quase 90 anos. Devido à idade avançada dos seus membros, foi oportuno pensar na fusão de 2 conferências. Assim, a partir de 1 de Janeiro, a nova conferência usará a denominação Conferência Vicentina de Sta Teresinha do Menino de Jesus e S. João Bosco.

Apelamos a todos os que sentirem vocação no serviço e apoio aos mais pobres, sozinhos e necessitados a todos os níveis, que se inscrevam por email vicentinosigrejasjose@gmail.com, para colaborarem com os vicentinos na visita a famílias carenciadas, ajudando no que for necessário: levar alimentos, roupa, uma palavra amiga, arranjar trabalho, ou seja, estar atento ao que for necessário, de modo a aliviar o sofrimento dos irmãos que mais sofrem e a mostrar, também, a nossa fé em obras.

Precisamos de si, e nunca precisámos tanto como hoje, para cumprir a nossa missão sócio-caritativa.

Pode também ajudar através de donativos (regulares ou pontuais), que reverterão para ajudar estas famílias necessitadas (passamos recibo para IRS).

ORIGEM DAS CONFERÊNCIAS VICENTINAS

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

A organização foi fundada em Paris a 23 de Abril de 1833, por um grupo de sete jovens universitários liderados por Frédéric Antoine Ozanam (1813-1853), estudante de Direito na Universidade de Sorbonne, um jovem na época com apenas 20 anos de idade.

A organização adotou São Vicente de Paulo (1581-1660) como patrono, inspirando-se no pensamento e na obra daquele santo, conhecido como o Pai da Caridade pela sua dedicação ao serviço dos pobres e dos infelizes. O lema da organização assenta na frase de São Vicente de Paulo: “A caridade é inventiva até ao infinito.”

As Conferências Vicentinas entraram em Portugal há cerca de 164 anos e em Coimbra existem já a 143 anos.

TRABALHO DOS VICENTINOS

Ser Vicentino é estar ao serviço dos mais desfavorecidos, não julgar, estar disponível para aliviar o sofrimento e a pobreza, tendo despertado em si uma vocação, um apelo ao espírito da caridade e, fundamentalmente, o desejo de participar pessoal e diretamente no serviço dos pobres por um contato de homem para homem, pelo dom pessoal do próprio.

Não há problemas que estejam fora do âmbito da Sociedade.

O contacto pessoal dos Vicentinos – na visita às famílias carenciadas – é a característica da ação Vicentina que se estende aos mais variados setores:
• Problemas familiares e sociais;
• Carências económicas;
• Solidão dos idosos;
• Desamparo das crianças;
• Álcool e droga;
• Marginalidade e desajustamento social;
• Doença;

As visitas domiciliárias são para nós a tarefa mais importante, porque estamos certos de que esta é a única forma de conhecermos toda a família e de sabermos como realmente vivem, para as podermos apoiar devidamente.

A decisão de ir aos mais necessitados partiu da amizade de Ozanam, fundador da SSVP, e de seus seis amigos. E com isso, nós vicentinos, devemos nutrir tal desejo de união e procurar visitar os pobres onde quer que estejam; esta é a nossa maneira de amar a Deus: amando os pobres. Como seguidores de São Vicente de Paulo, procuramos não desanimar perante as diferentes realidades e manter vivo o seu espírito como vicentinos.

JUNTE-SE A NÓS! Basta enviar email para vicentinosigrejasjose@gmail.com

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias: