Encontro diocesano de acólitos

Encontro diocesano de acólitos

No sábado, 18 de fevereiro de 2023, realizou-se o II Encontro de Acólitos da Diocese de Coimbra. Neste dia, muitos acólitos de vários locais da diocese encontrámo-nos, no Seminário de Coimbra, num total de 140 inscritos, 9 dos quais da Paróquia de São João Batista.

Este dia foi muito bem vivido, dando espaço a momentos de confraternização, de socialização, de oração, de convívio, de aprendizagem sobre o serviço de acolitar, entre outros. Durante o dia, os acólitos misturámo-nos, formando equipas mistas e compostas por acólitos de diferentes paróquias, para as várias atividades. A cada equipa foi atribuído o nome de um objeto litúrgico.

Na parte da manhã, aprendemos um pouco mais sobre a estrutura da missa e do missal, tema abordado pelo padre Pedro Santos, após um testemunho de Rui Marques, um elemento da banda Os Quatro e Meia, que também foi acólito. Posteriormente, fizemos um kahoot (quiz), em que cada equipa tentou fazer o seu melhor para acertar as perguntas. De seguida, ouvimos mais um testemunho, desta vez de um seminarista, que, para além de ter feito uma atividade lúdica, falou mais acerca dos santos padroeiros dos acólitos: a nível internacional, São Tarcísio; a nível nacional, São Francisco Marto, ambos jovens que tinham uma grande devoção por Jesus escondido na hóstia consagrada.

De seguida, houve um momento de convívio, durante o almoço, e, posteriormente, deslocámo-nos até à Sé Velha, para a conhecer melhor. Fomos novamente postos “à prova”, testando os nossos conhecimentos relativamente aos objetos litúrgicos: mais uma atividade vivida em equipa, para além de esta permitir desenvolver novas amizades. Depois, foi a vez de irmos até ao Largo de São Salvador, onde realizámos uma nova atividade. Por fim, a última paragem foi na Sé Nova, que explorámos, realizando a última atividade.

O encontro terminou com a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo, Dom Virgílio Antunes, em memória de São Teotónio e com a presença de relíquias de São Francisco Marto. Fomos muitos os acólitos presentes na catedral, vivendo a mesma realidade celebrativa. Este encontro permitiu-nos crescer e incentivou-nos a colocarmo-nos mais ao serviço da comunidade paroquial, sendo acólitos e amando Jesus eucarístico, a exemplo dos santos jovens padroeiros dos acólitos.

Pedro Caetano

Deixar uma resposta

A não perder nos próximos dias:

Slide Anything shortcode error: A valid ID has not been provided